carregando...
Profissão Atitude
A empresa familiar é uma grande oportunidade
A empresa familiar é uma grande oportunidade
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Eu já li dezenas de livro sobre empresas familiares, fiz cursos no Brasil e no exterior, li artigos em revistas especializadas e sabe o que eu observei?

A maior parte de todo esse material –   somada aos consultores, coaches, mentores, advogados  e outros profissionais –  veem a empresa familiar como um problema.

É óbvio que qualquer empresa tenha problemas, assim como viver é ter problemas. E a empresa familiar, além das situações normais, tem as emoções e conflitos da  família, a vaidade dos herdeiros  e tantas outras contingências emocionais. Mas isto não faz dela um terror.

Ao contrário.

Eu vejo a empresa familiar como uma grande oportunidade. Primeira razão: as relações podem alcançar maior consistência com base na confiança entre as pessoas.

Outro motivo: os dados  revelam que os empresários à cabeça da empresa familiar sentem que sua empresa é mais importante do que os diretores de empresas profissionalizadas. Isso lhes confere maior impulso para a ação.

Assim, que outro ecossistema seria mais apropriado para a realização de sonhos, talentos, empreendedorismo e competências?
Mas para que isto se concretize, há de se investir em organização, gestão e governança – vantagens sem as quais o presente compromete o futuro, a ponto de apagá-lo para sempre. E isto inclui a sucessão.