carregando...
Profissão Atitude
A fantástica Pirâmide das Necessidades Humanas
A fantástica Pirâmide das Necessidades Humanas
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Abraham Maslow, o famoso psicólogo americano que, mesmo não sendo faraó, ficou mundialmente conhecido pela Pirâmide da Hierarquia das Necessidades Humanas, foi um pesquisador da área do comportamento.

Iniciou seu trabalho em busca das razões por que as pessoas não são felizes. Chegou a um ponto em que viu não ser este o alvo de sua procura e mudou de rumo. Deixou de lado as pessoas com distúrbios de comportamento e começou a investigar gente que se sente realizada para saber o que as faz diferentes.

Vários anos de estudos se passaram e ele concluiu que os indivíduos realizados têm algo em comum: excelente visão de si mesmos, amor próprio e autoconfiança. O mundo material não lhes oferece prazer maior do que os instantes em que experimentam liberdade interior e uma poderosa capacidade de se alegrar.

Maslow constatou que apenas 1% da população se enquadra neste perfil. Descobriu também que não é preciso viver em clausura num mosteiro para chegar a isso. Basta ser e estar ajustado em relação ao fato de que bens materiais são ‘meios’, e não ‘fins’ para a realização pessoal.

Mesmo precisando de dinheiro para viver e suprir necessidades, esta pequena fração da humanidade não se coloca em relação de submissão ou de subserviência a ele. Talvez seja por isso que – coincidência ou não – eles consigam dinheiro com mais facilidade, já que entendem ser o dinheiro sempre uma consequência, e nunca uma causa.