carregando...
Profissão Atitude
Erros, falhas, defeitos... O modo certo de corrigir!
Erros, falhas, defeitos... O modo certo de corrigir!
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Erros ou falhas estão presentes na vida e no trabalho de todo o mundo. O que fazer com eles?  Bom seria se pudéssemos tratá-los como nos desenhos animados.

Errar é humano! Acontece que todo erro tem consequências. E elas podem se arrastar por longo tempo, quando não por toda a vida.
Como você se comporta quando falha? Grita?  Entra em depressão? Isto só piora o quadro todo. Experiência própria minha.

Pense no seguinte. Se houve um início de incêndio na casa devido à instalação elétrica e você se contenta em somente apagar o fogo, até uma criança um será capaz de prever que um novo incêndio irá ocorrer a qualquer momento novamente porque a instalação continua a mesma. Ela é a causa. Se esta causa não for removida ou resolvida, o risco seguirá existindo.

A comida não deu certo? De nada adianta discutir sobre isso na sala de jantar. Os ingredientes, as panelas, o forno e a receita estão na cozinha. É lá que a coisa deve ser analisada e resolvida! Em vão será imaginar ou supor coisas na sala de jantar ou no jardim.

Os japoneses são um povo que tradicionalmente enfrenta problemas de modo corajoso e busca resolvê-los pelas causas. Eles sabem que a perda de tempo com paliativos é um engano que compromete a produtividade de todos, inclusive a do país.

A Toyota Company adota a filosofia ‘Vá e veja!’ entre seus executivos. Eles descobriram que a mais elevada compreensão possível a respeito dos problemas só é possível no local onde os processos que os geraram acontecem.  É lá que se encontra a solução e não nas salas confortáveis da alta administração, com poltronas estofadas e ar condicionado.

Faça desta frase um mantra: “Só se resolve problema por sua causa!”

Investigue, confira, chegue à causa real. E só depois aja!