carregando...
Profissão Atitude
Não é preciso colocar-se em lugar do outro
Não é preciso colocar-se em lugar do outro
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude


A empatia é também chamada inteligência emocional. Mas  o que, de fato, é isto? Tanta gente fala, prega suas vantagens, mas creio que poucos saberiam definir com clareza. 

Empatia é a capacidade humana de perceber a emoção alheia num contexto que não é o seu, ou melhor, é a tentativa de participar dos sentimentos de outra pessoa ou de nos colocarmos no lugar dela.

É bonito. O problema é o nosso funcionamos normal.

Nós consideramos que alguém está sendo empático conosco quando se mostra aberto a nossas ideias, quando nos escuta e não expressa suas preocupações pessoais enquanto falamos do que nos aflige. Mas quem tem este nível de dedicação?

É difícil compreender alguém quando a situação dele não foi vivida por nós. Nenhum ser humano pode ver e entender o próximo naquilo que ele mesmo não viveu. É por isso que  quem não perdeu um pai ou mãe dificilmente pode imaginar a dor e o vazio que essa experiência causa. E o mesmo se passa do outro em relação a nós.

Logo, exigir total compreensão de pessoas cujas vidas e experiências são muito diferentes das nossas não dará em nada.

E aí? Como fica a atitude de bondade em relação ao nosso próximo. Creio ser importante saber que só de estar ao lado do amigo que está sofrendo pode já ser bastante. Deixá-lo sentir o nosso calor, o nosso apoio ainda que não tenhamos vivido a mesma situação em que ele se encontra alivia qualquer peso. É só estar, sem necessidade nenhuma de compreender, apresentar solução ou fazer discursos.
Basta ele saber que não está sozinho e que nós estamos ali para lançar uma boia pra que ele não naufrague.