carregando...
Profissão Atitude
Parente incompetente na empresa
Parente incompetente na empresa
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Empresas familiares costumam virar cabide de emprego de parentes. Será isto certo? A resposta não é fácil e nem simples. Não se deve generalizar.

Um parente pode superar as expectativas e fazer mais que o próprio fundador. Mas isto não é a regra. É comum a falta de aptidão, de habilidade e – por incrível que pareá – falta de capacitação. Além de tudo, herdeiros ou familiares tendem a dilapidar o patrimônio.

Havia uma grande empresa onde as condições de trabalho do gerente de RH eram rudes. Ele trabalhava demais e sem sucesso. Após  longos e exaustivos processos de seleção, via seus esforços invalidados pelos caprichos do diretor, um chefe centralizador e sabichão, que desqualificava qualquer profissional. Ninguém era bom.

Certo dia, diante da necessidade de contratar de um novo gerente e sabendo que todas as tentativas acabariam em nada, o RH levou um currículo para apreciação do patrão, que não poupou críticas e declarou-o insuficiciente. Concluiu dizendo que não aceitaria alguém de tão baixo nível.

Foi então que o RH revelou ser o filho-herdeiro, diretor de vendas da empresa já há três anos. Ele apenas substituíra o nome a fim de ajustar definitivamente a visão míope do chefe, vez que todos os critérios de seleção adotados nunca atendiam as expectativas.

A verdade é que empresa alguma devia abrir mão da competência para compor seu quadro. No entanto, apesar das empresas familiares dominarem o mundo dos negócios, uma pesquisa revela que 65% das falências ocorrem por conflitos entre os membros da família e 87% por inépcia dos herdeiros, e não por problemas de mercado ou da economia nacional.

Será preciso dizer mais?