carregando...
Profissão Atitude
Por que amar a mim mesmo?
Por que amar a mim mesmo?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Entre no nosso grupo de Whatsapp e participe das nossas aulas gratuitas online: Basta clicar neste LINK.

Um médico pode ajudar um paciente a se curar somente depois deste paciente reconhecer que está doente. Um pensamento de Hipócrates, o pai da medicina, expressou esta ideia de modo magnífico, há 2.500 anos. Ele disse: “Antes de curar alguém, pergunta a ele se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer”.

Qual é o ponto? Estar ciente da existência do problema é o primeiro importante passo do  indivíduo que deseja solucioná-lo corretamente.
Isto se aplica também ao refinamento dos traços de caráter e da personalidade do ser humano porque ter bom caráter fará toda a diferença sobre sua autoimagem, o que eleva a autoestima.

Muitos pais contribuem para que seus filhos tenham a autoestima baixa. Eles os criticam ou até os repreendem de modo degradante constantemente. Com certeza imaginam que corrigindo os filhos nesta frequência estarão ensinando o comportamento correto a eles. Não sabem que uma criança aprende muito mais por meio de exemplos do que por qualquer outro processo.

A crença errada destes pais leva a criança a pensar que não faz nada certo e que é um fracasso. Esta é a visão com que ela irá construir sua autoimagem e manter sua autoestima irrisória. E para agravar, nesta equação ainda entram professores, parentes  e outros.

Como pai, consegui ensinar muito pouco a meus filhos de tudo o que tinha intenção de lhes ensinar.  Mas eu os vi e vejo fazer quase tudo o que eles me viram fazer.

Por isso, eu convido você a fazer uma análise da sua autoestima. Se ela for baixa, passe a olhar e enxergar os pontos positivos de tudo o que você faz e pensa. Existem muitos 'diamantes' em meio aos seus atos e realizações; não os repute por pedregulhos. Apegue-se à sua capacidade de fazer coisas boas por si, pelo seu trabalho e pelos outros, entenda que a sua existência faz parte  de muitas outras pessoas e que sem você muito do que acontece de bom no mundo não existiria. Logo, você  faz diferença. Aí está o seu valor.