carregando...
Profissão Atitude
Quem leva quem na empresa familiar
Quem leva quem na empresa familiar

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Você pode criar uma empresa e oferecer cargos para todo mundo nela. Só não é interessante que os membros da sua família olhem para esta empresa como a única opção de trabalho na vida deles.

Quando o filho abre mão de sonhar a fim de trabalhar na empresa do pai, a probabilidade de que ele se frustre no futuro é gigantesca. Será pior ainda vê-lo entrar em disputa de poder com os irmãos e outros herdeiros por não ser possível que todos sejam diretores-presidentes.

O processo sucessório na empresa familiar deve ser planejado, levando em conta  as particularidades de cada grupo familiar e empresarial. Deve iniciar e manter-se através do diálogo a fim de se evitar conflitos.

Os herdeiros carecem da consciência de que não herdarão uma máquina que realiza seus prazeres pessoais, mas uma sociedade composta por pessoas que não se escolheram.

Assim, uma lição básica e imprescindível é separar claramente os conceitos de família, propriedade e empresa.

Benefícios fortes – como a paz,  o entendimento e a harmonia –  não se conquistam apenas rezando ou com boas intenções. Dependem de preparo, de educação e de disciplina para que aconteçam.

Se você ainda não parou para pensar sob esta ótica, comece imediatamente,  pois não é preciso ser muito inteligente para saber que é a família que leva o negócio para frente e jamais o negócio que puxa ou empurra a família.