carregando...
Profissão Atitude
Razões para você nunca se preocupar
Razões para você nunca se preocupar
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Por volta do ano 320 a.E.C., na cidade de Élida, na Grécia, havia um filósofo chamado Pirro.

Foi um dos personagens mais céticos de toda a história. Segundo ele, ninguém pode ter certeza nenhuma sobre a verdade. Sua atitude intelectual permanente era de dúvida, a ponto de não aceitar nada sem questionar exaustivamente. 

Imagine o que era viver ao lado deste homem. Ele não confiava nem em seus próprios sentidos. Dizia que os sentidos e as aparências enganam. De fato, quantas vezes você achou ter ouvido uma voz quando o som não passou do vento soprando entre os galhos de uma árvore.

Raciocinando pelos critérios de Pirro, nunca saberemos exatamente como o mundo é, nem como as pessoas são e muito menos como elas pensam. E já que tudo na vida se resume a opiniões e não é possível ter certeza de quase nada, vale a pena se aborrecer? Os motivos que podem causar infelicidade são reais? Por que jogar a qualidade de vida fora por razões que talvez nem existam?

De  tudo isso, o melhor é não assumir crenças fortes e pontos de vista inflexíveis, já que muito advém de convicções não questionadas e irracionais, o que acaba se convertendo em obstáculo à paz de espírito.

Vamos direto ao ponto: preocupar-se com quê e por quê?