carregando...
Profissão Atitude
Você é capaz de sintetizar as suas ideias?
Você é capaz de sintetizar as suas ideias?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Quero falar de uma das mais necessárias e raras competências gerenciais:  a capacidade de síntese.

Esta é uma habilidade especialmente relacionada à inteligência e muitas vezes ignorada por causa da ilusão que muitos mantêm de que falar de modo verborrágico ou dar longas explicações é admirável tem mais valor aos olhos dos outros.  Errado! “Quem fala muito dá bom dia a cavalo”, diz a sabedoria popular indicando que o fulano tropeça em suas próprias palavras.

Um matemático é capaz de extrair de uma enxurrada de algarismos a fórmula básica que explica seu funcionamento.

Um escritor cria personagens que resumem modelos com os quais os leitores se identificam.

Um bom orador analisa cada audiência e decide como focar seus comentários de modo suscinto e assertivo.

Ser sintético, ter capacidade de síntese é o segredo do desenvolvimento artístico, intelectual e também da inteligência cotidiana.
Vejamos uma situação prática.

Pense num gerente que não consegue fazer sua equipe entender seus objetivos e metas, e não enxerga possíveis erros em seu modelo de gestão. Sem capacidade de síntese desenvolvida, ele terá tendência de atribuir o problema à falta de sorte ou a um comportamento inadequado de seus subordinados. Trocando em miúdos: ele irá acabar jogando a culpa nas costas dos outros. 

Na verdade, ele devia primeiro perceber o que as situações vividas por todos têm em comum e depois efetuar as mudanças necessárias para que não permaneçam. Acontece que sua baixa capacidade de síntese o leva a divagar em pensamentos e palavras e por isso ele não aprende com seus próprios erros. Ele poderá fica estagnado em seus resultados e consequentemente em sua carreira e na contribuição para o crescimento da empresa.

O poder de síntese facilita demais o acesso à clareza. É das competências mais nobres para o trabalho e também para a vida.