carregando...
Profissão Atitude
Sobre o quê concentrar a sua atenção todos os dias?

Sobre o quê concentrar a sua atenção todos os dias?

Se você deseja resultados, precisa iniciar algo. E o segredo para iniciar o que quer que seja é quebrar as tarefas mais complexas em tarefas menores.

continue lendo

A ilusão das vacas gordas nos negócios

A ilusão das vacas gordas nos negócios

Fazer dinheiro e produzir sustentabilidade é questão de comportamento.

continue lendo

Como pensar em equipe

Como pensar em equipe

Poucos dirigem com clareza decisiva seus negócios atuais, ao mesmo tempo que têm necessidade de conduzir a empresa para uma nova fronteira.

continue lendo

O que esperar de 2021?

O que esperar de 2021?

Entendo que não podemos e não devemos esperar nada de 2021. Calma! Deixe-me explicar.

continue lendo

Pare de dar palpites e torne-se confiável

Pare de dar palpites e torne-se confiável

O que fazer quando as pessoas não confiam nas suas ideias e propostas?

continue lendo

Você precisa impor a sua autoridade? Cuidado!

Você precisa impor a sua autoridade? Cuidado!

Você acha que raiva e reação explosiva são aceitáveis como recursos para se alcançar bons objetivos na vida, na família e no ambiente de trabalho?

continue lendo

Em que somos fracos? E fortes?

Em que somos fracos? E fortes?

Um modelo de análise poderoso que faz ver tudo sobre o que você tem condições de mudar ou melhorar.

continue lendo

Como ter sucesso ao contar uma história

Como ter sucesso ao contar uma história

Se você tiver uma história que mereça ser contada, apegue-se sempre a fatos verdadeiros. Mas há um segredo aqui.

continue lendo

Agilidade no topo das competências

Agilidade no topo das competências

O desafio de ser ágil encontra-se no fato da agilidade ser uma qualidade um tanto contrária à natureza humana.

continue lendo

Talento ou habilidade: onde está o mérito?

Talento ou habilidade: onde está o mérito?

O que merece ser recompensado: talento ou habilidade?

continue lendo

Gerentes médios tendem a ser inseguros

Gerentes médios tendem a ser inseguros

A diferença entre treinamento e desenvolvimento tem a ver com a personalidade do gestor. Saiba porquê.

continue lendo

Microgerenciamento: isso é bom?

Microgerenciamento: isso é bom?

A palavra até parece positiva e  dá a entender um modelo de gerenciamento minucioso e detalhista.

continue lendo

A sua empresa é um organismo? Vivo ou morto?

A sua empresa é um organismo? Vivo ou morto?

A sua empresa é formada por pessoas que a idealizaram, desenvolveram e transformaram um simples sonho ou projeto naquilo que ela é hoje. 

continue lendo

Outras diferenças entre gerenciar e liderar

Outras diferenças entre gerenciar e liderar

Esta lição é básica sobre a diferença entre gerenciamento e liderança.

continue lendo

Uma troca cem por cento positiva

Uma troca cem por cento positiva

Em vez de provocar culpa, pressão negativa ou medo, faça valer o contrário.

continue lendo

Como superar erros

Como superar erros

Quando a comida não sai bem, a questão deva ser analisada e resolvida na cozinha? Não na sala de jantar ou no quarto. processo fora de controle’. 

continue lendo

A crise na visão de Elie Horn

A crise na visão de Elie Horn

A chance de quebrar a cara numa época de crise é muito maior do que a de ganhar com ela.

continue lendo

Fazer para pagar. Não pagar para fazer.

Fazer para pagar. Não pagar para fazer.

Trabalhar sem foco e persistência não produz ganhos.

continue lendo

Trabalho ou projeto?

Trabalho ou projeto?

Executar um projeto é uma atividade que abre a porta para possibilidades.

continue lendo

O pior gerente do mundo

O pior gerente do mundo

Imagine se você tivesse um gerente que falasse com você do jeito como você fala com os demais.

continue lendo

Conheça o Gerenciamento por Evidências

Conheça o Gerenciamento por Evidências

Um gerente de verdade irá tomar suas decisões não por inspiração em belas histórias de sucesso de CEOs famosos.

continue lendo

Salve as suas finanças pessoais

Salve as suas finanças pessoais

Seria espetacular termos recebido alguma base sobre finanças na nossa formação básica. O que fazer agora?

continue lendo

Erros e falhas: como corrigir

Erros e falhas: como corrigir

Existem três diferentes tipos de erros.

continue lendo

No que somos bons ou não?

No que somos bons ou não?

Se você olhar para dentro da sua empresa ou da sua equipe de trabalho, você será capaz de avaliar o que é forte e o que é fraco.

continue lendo

Como engajar os seus funcionários?

Como engajar os seus funcionários?

- “Como faço para engajar os meus funcionários?” – esta é a pergunta que mais ouço nas empresas.

continue lendo

Quando a força nada resolve

Quando a força nada resolve

A força não é um meio viável de convencer funcionários a fazerem o que precisa ser feito.

continue lendo

Erros, falhas, defeitos... O modo certo de corrigir!

Erros, falhas, defeitos... O modo certo de corrigir!

Errar é humano! Acontece que todo erro tem consequências. O que fazer para superar?

continue lendo

Brincar na hora errada não é para gerentes

Brincar na hora errada não é para gerentes

Volume de negócios é uma métrica importante, porém parcial. O complemento deste indicador consiste nas competências pessoais.

continue lendo

Torne-se um essencialista e viva melhor.

Torne-se um essencialista e viva melhor.

Não basta incluir entre as resoluções de ano-novo aprender a dizer ‘não’, limpar a caixa de entrada de e-mails ou dominar alguma nova estratégia de administrar o tempo

continue lendo

O que uma casinha de ferramentas revela sobre a produtividade de um país

O que uma casinha de ferramentas revela sobre a produtividade de um país

A fantástica diferença entre a produtividade brasileira e a norteamericana

continue lendo

O mais perigoso de todos os chefes

O mais perigoso de todos os chefes

Ele é inteligente, capacitado e até bom de negócio. Mas sabe nada sobre gente.

continue lendo

Como corrigir erros e falhas

Como corrigir erros e falhas

Se a comida não deu certo, de que adianta discutir sobre isso na sala de jantar? Erros são corrigidos pelas causas.

continue lendo

O princípio da sequência e frequência

O princípio da sequência e frequência

Se todo mundo tem o mesmo número de horas num dia, por que algumas pessoas parecem conseguir fazer muito mais do que outras?

continue lendo

Um dos pecados que afundam as empresas

Um dos pecados que afundam as empresas

Pessoas perdem com vícios. Você conhece o correspondente disso na vida corporativa?

continue lendo

Como agem os gerentes excepcionais

Como agem os gerentes excepcionais

Com a crise econômica, o volume de vendas de todos os setores reduziu. Mas em muitas empresas a coisa foi diferente. Por quê? Gerentes incríveis. Conheça um deles neste artigo.

continue lendo

Não confunda as prioridades da empresa

Não confunda as prioridades da empresa

Enquanto a empresa não voltar a face completamente para o cliente, será difícil entender o que se passa a dois ou três metros além de seu endereço.

continue lendo

Quem é que vence hoje?

Quem é que vence hoje?

Ai de quem se move pelos paradigmas antigos nos negócios.

continue lendo

NEM VOCÊ E NEM EU PRECISAMOS DE PLATITUDE

NEM VOCÊ E NEM EU PRECISAMOS DE PLATITUDE

Quantas banalidades são discutidas em altas reuniões que só matam tempo e a paciência das pessoas desnecessariamente!

continue lendo

UM GERENTE COMO QUASE NINGUÉM JAMAIS VIU

UM GERENTE COMO QUASE NINGUÉM JAMAIS VIU

Se o cliente reclamou, é porque pretende continuar comprando. Só os humildes pensam assim.

continue lendo

QUANDO NEM O GÊNIO DA LÂMPADA RESOLVE

QUANDO NEM O GÊNIO DA LÂMPADA RESOLVE

Chega uma hora em que o problema já tomou conta e não há mais meios de resolver.

continue lendo

ASSIM É QUE SE É COERENTE DE VERDADE

ASSIM É QUE SE É COERENTE DE VERDADE

Incompetência e incoerência dos gestores fazem mais desgraças nas empresas do que causas externas.

continue lendo

UM PLANO NÃO É GARANTIA ALGUMA DE  SUCESSO

UM PLANO NÃO É GARANTIA ALGUMA DE SUCESSO

Nem sempre os cálculos funcionam. Muitas coisas podem ser diferentes do que se calcula.

continue lendo

A GIGANTESCA DISTÂNCIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

A GIGANTESCA DISTÂNCIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Empresa nenhuma é brincadeira. Assim também qualquer plano de vida ou de trabalho. Todos deviam saber disso.

continue lendo

UMA HORA PARA O PLANEJAMENTO

UMA HORA PARA O PLANEJAMENTO

Quem não deseja o sucesso? Mas em vez disso, a maioria dos profissionais enfrenta a famosa situação de 'ser bombeiro corporativo'. Como superar isto?

continue lendo

SIMPLICIDADE É A SOLUÇÃO MAIS EFICAZ PARA TODAS AS SITUAÇÕES

SIMPLICIDADE É A SOLUÇÃO MAIS EFICAZ PARA TODAS AS SITUAÇÕES

Já experimentou conectar a sua energia e a força de vontade máxima à atividade que você desempenha agora? Você vai descobrir algo surpreendente.

continue lendo

PLANEJAR, SIM, MAS ENTENDER COMO AS COISAS ACONTECEM

PLANEJAR, SIM, MAS ENTENDER COMO AS COISAS ACONTECEM

Quem planeja, tem futuro. Quem não planeja, tem destino.

continue lendo

POR QUE DEIXAR DE FAZER ALGUMAS TAREFAS AUMENTA A PRODUTIVIDADE PESSOAL?

POR QUE DEIXAR DE FAZER ALGUMAS TAREFAS AUMENTA A PRODUTIVIDADE PESSOAL?

Pessoas estão cada vez mais complicadas na administração de suas obrigações. Como resolver este impasse que pode, até, gerar frustrações e depressão?

continue lendo

TENHA OUSADIA PARA REALIZAR GRANDEZAS

TENHA OUSADIA PARA REALIZAR GRANDEZAS

O que acontece na maioria das reuniões em que as pessoas entram mudas e saem caladas? Por que é assim? O que é preciso fazer para mudar isto?

continue lendo

VOCÊ ACHA SIMPLES APRENDER COM OS ERROS?

VOCÊ ACHA SIMPLES APRENDER COM OS ERROS?

Como tirar proveito dos erros? O que ocorre com as pessoas mais bem intencionadas quando estão frente a frente com erros? Saiba neste artigo.

continue lendo

O FUTURO DA PROFISSÃO DE ADVOGADO

O FUTURO DA PROFISSÃO DE ADVOGADO

O que ajudará os jovens advogados a resistir ao estresse das disputas que os desconectam dos ideais da profissão?

continue lendo

EFICIÊNCIA: NÃO JOGUE NA LOTERIA

EFICIÊNCIA: NÃO JOGUE NA LOTERIA

Como conseguir resultados sem treinar corretamente os funcionários?

continue lendo

FRASES MEMORÁVEIS DE GERENTES TONTOS

FRASES MEMORÁVEIS DE GERENTES TONTOS

O que há de gerentes convencidos de que são os senhores do mundo por aí! Um pouco de humildade, sempre, faz mais e melhor por qualquer um.

continue lendo

DETALHES QUE FAZEM DIFERENÇA REAL EM QUALQUER NEGÓCIO

DETALHES QUE FAZEM DIFERENÇA REAL EM QUALQUER NEGÓCIO

Estar par e passo com a tecnologia é ótimo, desde que alguns pontos básicos e importantes não sejam abandonados na execução das tarefas. Sabe de quais estou falando?

continue lendo

PARE DE CHUTAR E SEJA CONSISTENTE

PARE DE CHUTAR E SEJA CONSISTENTE

Muita gente, todo mundo, bastante.... isso é vago. Quanto é? Quem é?

continue lendo

VOCÊ É QUEM REALMENTE É?

VOCÊ É QUEM REALMENTE É?

Se você não sabe quem realmente é, poderá ter problemas em relação ao que as pessoas veem. Assim também ocorre com um negócio.

continue lendo

COMO CONDUZIR REUNIÕES NA EMPRESA

COMO CONDUZIR REUNIÕES NA EMPRESA

Reuniões na empresa carecem de um roteiro. Elas devem ser um ritual. É preciso estabelecer um limite de duração. Conheça a nossa proposta prática.

continue lendo

O COMPRADOR MENTIROSO

O COMPRADOR MENTIROSO

Por que empurrar com a barriga uma situação que pode ser resolvida já? Você tem coragem para enfrentar os seus problemas?

continue lendo

COMO AZARAR A VIDA DO FUNCIONÁRIO COM UM FEEDBACK

COMO AZARAR A VIDA DO FUNCIONÁRIO COM UM FEEDBACK

A coisa mais difícil do mundo corporativo é o gestor dar feedback adequado para a edificação do subordinado. Também é a coisa mais fácil de se fazer mal.

continue lendo

COMO ACABAR COM AS PANELINHAS DE FUNCIONÁRIOS

COMO ACABAR COM AS PANELINHAS DE FUNCIONÁRIOS

Só há um meio de reduzir as chances da sua empresa - não importa o tamanho - pagar o alto custo dos feudos e das panelinhas de funcionários.

continue lendo

POR QUE GRANDES MUDANÇAS NÃO TÊM ÊXITO NAS EMPRESAS?

POR QUE GRANDES MUDANÇAS NÃO TÊM ÊXITO NAS EMPRESAS?

Saiba o que os presidentes das 500 melhores e maiores empresas brasileiras revelam sobre as mudanças revolucionárias de que eles participaram.

continue lendo

ALTO DESEMPENHO PROFISSIONAL E COMPROMISSO

ALTO DESEMPENHO PROFISSIONAL E COMPROMISSO

O que faz as pessoas buscarem resultados de alto nível? Capacitação? Formação? Gerência?

continue lendo

POR QUE AS EMPRESAS QUASE NUNCA RESOLVEM SEUS PROBLEMAS?

POR QUE AS EMPRESAS QUASE NUNCA RESOLVEM SEUS PROBLEMAS?

O que é preciso para se chegar à solução real e definitiva de qualquer problema corporativo ou de negócios?

continue lendo

ABRA O SEU CAMINHO

ABRA O SEU CAMINHO

Remova obstáculos que impedem as suas conquistas.

continue lendo

O ELIXIR DA EFICÁCIA

O ELIXIR DA EFICÁCIA

Você está sintonizado à realidade? Sabe o que se passa com as pessoas da sua empresa? Verifique a relação desse conhecimento com o que e quanto produzem.

continue lendo

FALE AO MENOS DUAS VEZES SE QUISER VER UMA TAREFA REALIZADA

FALE AO MENOS DUAS VEZES SE QUISER VER UMA TAREFA REALIZADA

Gerentes deliberadamente redundantes fazem um projeto avançar com mais rapidez e menos atropelos.

continue lendo

NÃO TRANSFORME A SUA EMPRESA NUM INFERNO

NÃO TRANSFORME A SUA EMPRESA NUM INFERNO

Só estúpidos acreditam em tudo o que prestadores de serviços dizem sem buscar referências anteriores.

continue lendo

O QUE FAZER COM CRÍTICAS?

O QUE FAZER COM CRÍTICAS?

É difícil aceitar críticas, especialmente quando o esforço em fazer bem é grande. Saiba qual comportamento adotar.

continue lendo

GRANDES DILEMAS DOS NEGÓCIOS

GRANDES DILEMAS DOS NEGÓCIOS

“Por que não aumentar o lucro usando um material mais barato ou enviando um produto usado quando os impostos que pagamos são tão altos?”

continue lendo

UM CONCEITO PERFEITO PARA O TRABALHO

UM CONCEITO PERFEITO PARA O TRABALHO

Como o meu mestre define um dos conceitos mais complexos de qualquer organização.

continue lendo

O AMBIENTE DE NEGÓCIOS E A CULTURA EMPRESARIAL

O AMBIENTE DE NEGÓCIOS E A CULTURA EMPRESARIAL

Se a empresa não voltar sua face completamente para o cliente, será difícil entender o que se passa a dois ou três metros além de seu endereço.

continue lendo

APOIAR! MELHOR DO QUE EMPURRAR!

APOIAR! MELHOR DO QUE EMPURRAR!

Eu conheço gerentes excepcionais. Poucos. A grande maioria não se importa senão consigo próprio.

continue lendo

COMO É A AUTORIDADE DE UM GERENTE

COMO É A AUTORIDADE DE UM GERENTE

Gente pouco incisiva não se torna bom gerente. E jamais líder.

continue lendo

AS ÚNICAS PESSOAS NORMAIS

AS ÚNICAS PESSOAS NORMAIS

“As únicas pessoas normais são aquelas que você não conhece bem”. Você valoriza quem está próximo?

continue lendo

E A LINHA DE FRENTE? SABE O QUE FAZER?

E A LINHA DE FRENTE? SABE O QUE FAZER?

Equipe é sinônimo de cooperação, ajuda mútua e compartilhamento. Sem comunicação não se chega a isso.

continue lendo

VOCÊ SABE ENGAJAR PESSOAS A UMA CAUSA?

VOCÊ SABE ENGAJAR PESSOAS A UMA CAUSA?

Na empresa onde os empregados não se importam, não participam, e não vestem a camisa, até o mais eficiente dos gestores não subsiste e desiste.

continue lendo

O MELHOR GERENTE DO MUNDO

O MELHOR GERENTE DO MUNDO

Ele é tão bom quanto um grande maestro. Mas atende cada membro da equipe com cuidado.

continue lendo

O GESTOR QUE SÓ VÊ NÚMEROS ESTÁ "FORA" !

O GESTOR QUE SÓ VÊ NÚMEROS ESTÁ "FORA" !

Um dos aspectos com que os gerentes, em geral, menos se preocupam.

continue lendo

VOCÊ SE ESQUECEU DA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO?

VOCÊ SE ESQUECEU DA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO?

O planejamento ficou perfeito? OK!. E quem está sabendo?

continue lendo

E COMO FICA A COERÊNCIA?

E COMO FICA A COERÊNCIA?

Você sabe onde fica o gargalo de qualquer garrafa?

continue lendo

CAPACIDADE DE INOVAR NÃO É PARA QUALQUER UM. SERÁ PRA VOCÊ?

CAPACIDADE DE INOVAR NÃO É PARA QUALQUER UM. SERÁ PRA VOCÊ?

Um líder só é líder exatamente porque fez algo notável.

continue lendo

O PROFUNDO SENTIDO DO TRABALHO EM EQUIPE

O PROFUNDO SENTIDO DO TRABALHO EM EQUIPE

Todos nós dependemos de outros para realizar as nossas necessidades e responsabilidades.

continue lendo

NEM TANTO À CHUVA, NEM TANTO AO SOL

NEM TANTO À CHUVA, NEM TANTO AO SOL

Quem são as duas personagens que melhor ilustram os extremos das emoções humanas?

continue lendo

A ESCOLHA DE QUE O SUCESSO DEPENDE

A ESCOLHA DE QUE O SUCESSO DEPENDE

A seleção brasileira levou 7 gols da Alemanha na Copa de 2014. Depois disso, quantos técnicos foram efetivos em reorganizar o time brasileiro? Apenas um. Por que é tão difícil?

continue lendo

O QUE PÕE UMA EMPRESA SOBRE OS TRILHOS DO SUCESSO

O QUE PÕE UMA EMPRESA SOBRE OS TRILHOS DO SUCESSO

Qualquer ação efetiva consome tempo e força. Concentração destes dois parâmetros sobre uma questão é o que produz solução ou resposta.

continue lendo

PARA ELEVAR A QUALIDADE

PARA ELEVAR A QUALIDADE

A sociedade local condena as pessoas que dizem: “não sei” ou “não entendi”. Daí ter-se tornado hábito fingir saber.

continue lendo

QUEM TEM MEDO DE AUDITORIA?

QUEM TEM MEDO DE AUDITORIA?

Toda auditoria é indispensável. Quem se recusa à conferência ou prestação de contas de suas ações é suspeito, afinal, quem não deve, não teme.

continue lendo

CUIDADO COM  OS TRAPACEIROS DO COACHING

CUIDADO COM OS TRAPACEIROS DO COACHING

Empresa requer prática, visão, fatos e dados. Empresa é operação, é decisão, é “tudo ou nada”. Essa onda de coaching que inunda o mercado com "picaretas" tem que acabar.

continue lendo

NÃO CONFUNDA AS COISAS

NÃO CONFUNDA AS COISAS

Saiba diferenciar cada item concernente à sua organização. Mesmo sendo um grande empreendedor, a empresa é uma entidade independente de você.

continue lendo

COMO GANHAR UM DIA POR SEMANA

COMO GANHAR UM DIA POR SEMANA

Não dá para acrescer um minuto sequer a um dia. Mas há outras possibilidades. Gostaria de explorá-las em seu benefício?

continue lendo

FUNCIONÁRIOS ESTÚPIDOS E GRANDES PREJUÍZOS

FUNCIONÁRIOS ESTÚPIDOS E GRANDES PREJUÍZOS

Você faz ideia de quanto dinheiro se perde nos "erros bobos" dos funcionários em geral das empresas? A contabilidade não registra... mas é realmente grande.

continue lendo

PALHAÇADA QUE CUSTOU CARO

PALHAÇADA QUE CUSTOU CARO

O conceito de motivação é confundido por muitos gerentes. Têm boa vontade, porém, não direcionamento que produza resultados. Aqui está um caso emblemático a ser evitado.

continue lendo

NÃO ESTÁ TUDO BEM

NÃO ESTÁ TUDO BEM

Jamais conformar-se em ser mais ou menos é a diretriz de vida dos vitoriosos. Como você tem pautado o seu comportamento nesse tempo de crise econômica?

continue lendo

QUEM É O PATRÃO?

QUEM É O PATRÃO?

Há "n" funcionários nos vários escalões da sua empresa que sequer imaginam quem seja seu verdadeiro patrão. Providencie o quanto antes que eles saibam.

continue lendo

COMO VAI A LINHA DE FRENTE DA SUA EMPRESA?

COMO VAI A LINHA DE FRENTE DA SUA EMPRESA?

Ter estratégias e metas é uma coisa; executá-las é outra. Traduzir os planos em ação é uma tremenda vantagem competitiva.

continue lendo

A BÍBLIA DO LÍDER

A BÍBLIA DO LÍDER

Um modismo tolo e sem qualquer necessidade, um erro conceitual sério que invadiu as empresas e confundiu a mente das pessoas. Conheça e evite pensar por este viés.

continue lendo

FAVOREÇA O SEU STAFF

FAVOREÇA O SEU STAFF

O seu Staff são as pessoas de confiança e com responsabilidade que faz as coisas acontecerem na sua empresa. Aqui vão duas práticas que irão fortalecer este time.

continue lendo

O QUE É MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

O QUE É MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

Mais do que técnica, a mediação e solução de conflitos requer atributos que só se adquire com vivência sagaz e muita observação.

continue lendo

A PRÁTICA DA EFETIVIDADE GERENCIAL

A PRÁTICA DA EFETIVIDADE GERENCIAL

"Lidere, mas fique na retaguarda. Deixe que os outros acreditem que estão na liderança."- Nelson Mandela

continue lendo

EU, NÃO. NÓS!

EU, NÃO. NÓS!

Gerentes eficazes perdem a visão exclusiva de si mesmos.

continue lendo

REUNIÕES GERENCIAIS: CÉU OU INFERNO

REUNIÕES GERENCIAIS: CÉU OU INFERNO

Nada mais comum na vida gerencial que reuniões. Mas há pontos importantes e cruciais a se observar a respeito.

continue lendo

PROBLEMAS OU OPORTUNIDADES? PARA ONDE VOCÊ OLHA MAIS?

PROBLEMAS OU OPORTUNIDADES? PARA ONDE VOCÊ OLHA MAIS?

Qual é o problema de só se resolver problemas?

continue lendo

UM PLANO DE AÇÃO DEVE SER CONHECIDO POR TODOS

UM PLANO DE AÇÃO DEVE SER CONHECIDO POR TODOS

Esta é a parte mais importante de um Plano de Ação: fazê-lo conhecido por todos os direta e indiretamente envolvidos.

continue lendo

O QUE É PRECISO PARA QUE UMA DECISÃO SEJA EFICAZ?

O QUE É PRECISO PARA QUE UMA DECISÃO SEJA EFICAZ?

Por que decisões importantes não atingem seus objetivos nas empresas? Este artigo resolve esta questão com muita simplicidade.

continue lendo

A SEGUNDA PERGUNTA EM BUSCA DA EFICÁCIA GERENCIAL

A SEGUNDA PERGUNTA EM BUSCA DA EFICÁCIA GERENCIAL

O gerente eficaz não se preocupa com o desejo dos acionistas ou se os funcionários e demais executivos vão gostar do que ele deve fazer. Ele se ocupa buscar saber o que é certo fazer agora.

continue lendo

A PERGUNTA QUE DEFINE A EFETIVIDADE DO GERENTE

A PERGUNTA QUE DEFINE A EFETIVIDADE DO GERENTE

A pergunta certa na hora certa pode significar ganho de tempo e de objetividade, especialmente quando se está a a caminho da eficácia.

continue lendo

O QUE MAIS DIFERENCIA UMA EMPRESA DE HOJE

O QUE MAIS DIFERENCIA UMA EMPRESA DE HOJE

É óbvio que a eficiência foi, é e prosseguirá importante no contexto de qualquer organização. Mas não é seu diferencial estratégico e tático atual.

continue lendo

POR QUE EMPRESAS QUEBRAM TENDO GERENTES INTELIGENTES?

POR QUE EMPRESAS QUEBRAM TENDO GERENTES INTELIGENTES?

Gerentes efetivos são muito diferentes de gerentes apenas inteligentes. O que faz a diferença?

continue lendo

SER PRÁTICO É A CHAVE PARA SER BOM NO QUE FAZ

SER PRÁTICO É A CHAVE PARA SER BOM NO QUE FAZ

Um profissional que não é prático não é profissional

continue lendo

PARA QUE EXISTEM OS GERENTES?

PARA QUE EXISTEM OS GERENTES?

Qual o real papel de um gerente? Por que temos tantos gerentes que trabalham muito, mas não produzem os resultados que esperamos? Nesse texto começamos a desenvolver respostas a estas questões.

continue lendo

PERDIDO NA FLORESTA

PERDIDO NA FLORESTA

Uma pessoa sozinha terá maior dificuldade de encontrar a saída para seus problemas. Quais condições considerar para conseguir acelerar este processo?

continue lendo

AS CINCO ETAPAS DE UM ESTUDO PERFEITO

AS CINCO ETAPAS DE UM ESTUDO PERFEITO

Ao seguir este fluxograma cuidadosamente, você conquistará conhecimentos e se tornará uma referência real de práticas úteis e produtivas.

continue lendo

PODER PARALELO

PODER PARALELO

A carência de pessoas capacitadas, de processo e método de gestão desperta o surgimento de forças que concorrem com a estrutura convencional da organização.

continue lendo

SIMPLIFIQUE

SIMPLIFIQUE

Nem tudo o que é simples é fácil. Mas a simplicidade é a melhor opção para se reduzir as chances de falhas.

continue lendo

COMO UM BARCO EM ALTO MAR

COMO UM BARCO EM ALTO MAR

Ser capacitado, ter prática e responsabilidade sobre situações adversas é o que se espera de qualquer pessoas em posição de condução - seja de um avião, de um navio ou de uma empresa.

continue lendo

NÃO CONFIE NO LOBO MAU

NÃO CONFIE NO LOBO MAU

A quem delegar uma tarefa de responsabilidade e qualidade?

continue lendo

INVERTA SEMPRE

INVERTA SEMPRE

Todo negócio produz ganhos e perdas. Visitar erros e seus porquês sempre é tão valioso ou mais do que perseguir acertos.

continue lendo

RICO É QUEM TEM TEMPO

RICO É QUEM TEM TEMPO

Planeje o que será feito, organize-se e então realize o trabalho o quanto antes possível.

continue lendo

O REAL CONCEITO DE GESTÃO

O REAL CONCEITO DE GESTÃO

Não se trata de um jogo de adivinhação, mas de método organizado e mensurável.

continue lendo

CONFIRA TUDO

CONFIRA TUDO

Funcionários com sentimento de culpa emitem sinais dos erros que cometeram. Atente-se.

continue lendo

VOCÊ SABE O QUE É UM PROBLEMA?

VOCÊ SABE O QUE É UM PROBLEMA?

Conheça o conceito prático de problema sem o qual é muito difícil chegar a uma solução.

continue lendo

O CONCEITO SIMPLIFICADO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

O CONCEITO SIMPLIFICADO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

Processos, as políticas, leis e regras que regulam a maneira correta de dirigir uma empresa.

continue lendo

PROBLEMAS TEIMOSOS NA EMPRESA: UMA SUGESTÃO DE COMO RESOLVER

PROBLEMAS TEIMOSOS NA EMPRESA: UMA SUGESTÃO DE COMO RESOLVER

Os médicos nos ensinam que a cura de uma doença só é possível quando se trata sua causa, e não os sintomas porque eles são sinais apenas. É difícil descobrir a causa dos problemas. Ainda mais em empresas. Mas há técnicas para isso.

continue lendo

UM ROTEIRO PARA AJUDAR A TOMAR DECISÕES

UM ROTEIRO PARA AJUDAR A TOMAR DECISÕES

A psicologia indica pontos indispensáveis de se pôr em prática para que se alcançar o sucesso cada vez que uma decisão tenha de ser tomada sobre qualquer assunto. Conheça-os aqui.

continue lendo

UM VALOR INCALCULÁVEL

UM VALOR INCALCULÁVEL

Quanto vale a sua empresa? Se ela tiver maturidade nos negócios, ela vale, no mínimo, o dobro do que você calcula.

continue lendo

PREVISÕES ECONÔMICAS NÃO SÃO COMIGO

PREVISÕES ECONÔMICAS NÃO SÃO COMIGO

A anedota de um físico, um químico e um economista que naufragaram e chegam a uma ilha deserta ensina muito sobre a atual crise econômica.

continue lendo

SIMPLICIDADE E EFICIÊNCIA SOBRETUDO

SIMPLICIDADE E EFICIÊNCIA SOBRETUDO

Nesta crise, eu sei que a sua empresa está no encalço da produtividade do chão de fábrica. E também da equipe de vendas. Isto é ótimo. Mas falta muito.

continue lendo

O FUTURO DA ECONOMIA

O FUTURO DA ECONOMIA

Quando se trata de comportamento econômico, as pessoas não são racionais o tempo todo. Qualquer análise de cenário terá mais suposições do que realidade.

continue lendo

VAMOS FALAR DE QUALIDADE

VAMOS FALAR DE QUALIDADE

No Brasil o tema da qualidade ainda é confuso. Há empresas que não o elegeram como sua vantagem competitiva.

continue lendo

PARA MUITOS PLANEJAR É UM TERROR

PARA MUITOS PLANEJAR É UM TERROR

Um recurso que possibilita perceber a realidade, avaliar alternativas, construir um referencial futuro, um processo adequado para atingi-lo e

continue lendo

MUDE DE ACORDO COM AS MUDANÇAS

MUDE DE ACORDO COM AS MUDANÇAS

Quais são os sintomas de que há algo errado na sua empresa? Há uma pergunta bastante reveladora.

continue lendo

ABANDONE O SENSO COMUM E SALVE OS SEUS NEGÓCIOS

ABANDONE O SENSO COMUM E SALVE OS SEUS NEGÓCIOS

Pesquisa mostra que empreendedores que buscam coisas novas – ferramentas que os auxiliem na gestão e em outras áreas da empresa –, são mais versáteis e resistentes a crises.

continue lendo

O ENGODO DOS SISTEMAS DE GESTÃO

O ENGODO DOS SISTEMAS DE GESTÃO

O erro estúpido das empresas está em pensar que Sistema ERP organiza bagunça.

continue lendo

A POLÍTICA CERTA ADVÉM DA CULTURA CERTA

A POLÍTICA CERTA ADVÉM DA CULTURA CERTA

Se o cliente fica furioso quando o produto sai com defeito, com atrasos na entrega ou quando a fatura é emitida com erros, logo, todos são igualmente responsáveis pelo atendimento.

continue lendo

SER GERENTE

SER GERENTE

Gerentes que não buscam honra pelo trabalho e resultados. Não possuem valores pessoais. E por tudo isso ainda são orgulhosos e arrogantes.

continue lendo

PRODUTIVIDADE ZERO

PRODUTIVIDADE ZERO

Quando nos sentimos cansados ou bloqueados provavelmente há algo interior que não nos permite realizar o que é preciso no exterior.

continue lendo

A REGRA MUDOU

A REGRA MUDOU

Chama a atenção o fato de que tanto os cursos de Administração como a mentalidade das pessoas ainda não se deram conta de que tudo mudou nos negócios e nas profissões.

continue lendo

UMA HISTÓRIA DE TERROR NOS NEGÓCIOS

UMA HISTÓRIA DE TERROR NOS NEGÓCIOS

Infelizmente, no mundo corporativo as histórias de terror são a regra, e não a exceção.

continue lendo

FERIADOS DURANTE A SEMANA

FERIADOS DURANTE A SEMANA

Feriado no meio da semana é estupidez. E quem mais gosta disso geralmente são os indivíduos que fogem de trabalho.

continue lendo

TURBULÊNCIA É O HORIZONTE  DOS PRÓXIMOS ANOS

TURBULÊNCIA É O HORIZONTE DOS PRÓXIMOS ANOS

É possível ver que a crise brasileira de 2014 é forte o bastante para demonstrar que as práticas de gestão, marketing e vendas que antes produziam resultado não funcionarão mais doravante.

continue lendo

EMPRESA x PRIVADA

EMPRESA x PRIVADA

Uma empresa precisa ter uma missão sobre a qual a estratégia é desenvolvida. Da mesma forma, seu dirigente deve entender e adotar princípios de sustentabilidade.

continue lendo

CONHEÇA AS REGRAS DO NEGÓCIO ANTES DE ENTRAR NUM NEGÓCIO

CONHEÇA AS REGRAS DO NEGÓCIO ANTES DE ENTRAR NUM NEGÓCIO

Se você quer ser um empresário e não sabe o que é uma empresa, os atributos de um líder empresarial e as regras do jogo dos negócios, saiba desde já que você estará encrencado.

continue lendo

SEM METAS CLARAS VOCÊ SEMPRE ESTARÁ POR BAIXO

SEM METAS CLARAS VOCÊ SEMPRE ESTARÁ POR BAIXO

Um dos problemas porque as pessoas não estabelecem metas para suas vidas é o fato de ser absurdamente possível formar-se em muitas importantes universidades do país sem ter recebido uma hora de aula sequer sobre o tema “estabelecimento de metas”.

continue lendo

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO NO DESEMPENHO

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO NO DESEMPENHO

É nas empresas onde não existem alinhamento e convergência das ideias operacionais entre as áreas que estão as maiores expectativas de alto desempenho. Estranho? A psicologia explica.

continue lendo

CONTROLE TOTAL É IMPOSSÍVEL

CONTROLE TOTAL É IMPOSSÍVEL

Só há uma área sobre a qual você conseguirá ter controle total. Você imagina qual seja? Não se surpreenda.

continue lendo

FUNCIONÁRIOS ESTÚPIDOS

FUNCIONÁRIOS ESTÚPIDOS

O valor de qualquer negócio está na cultura que se forma através de cada procedimento e de cada mínimo detalhe. Não há outro caminho.

continue lendo

O DIAGNÓSTICO PATÉTICO DE MUITOS NEGÓCIOS DE HOJE

O DIAGNÓSTICO PATÉTICO DE MUITOS NEGÓCIOS DE HOJE

Toda ideia de mudança está ligada à troca ou alteração do que está aparente. Mas a solução tem de ir muito além disso.

continue lendo

É DESSA CULTURA QUE A SUA EMPRESA PRECISA

É DESSA CULTURA QUE A SUA EMPRESA PRECISA

Qualquer departamento, qualquer área da empresa poderá prejudicar a vida do cliente. E quando isso ocorre, todo o seu negócio fica sob alto risco.

continue lendo

NÃO DEIXE O FUNCIONÁRIO ADIVINHAR NADA

NÃO DEIXE O FUNCIONÁRIO ADIVINHAR NADA

É impossível dispor de um sistema que garanta que todos saberão o que decidir a cada instante.

continue lendo

O Método Cartesiano

O Método Cartesiano

Aqui está o único Método sobre o qual a ciência se desenvolveu e, hoje, os modelos gerenciais.

continue lendo

Pesquise no nosso blog



Abraham Shapiro

O blog Profissão Atitude é uma coleção de artigos de aconselhamento e orientações profissionais. Publicado com frequência diária, tem por objetivo suprir a necessidade das pessoas da área de negócios - empreendedores, colaboradores, gestores e profissionais liberais – a manterem o permanente desenvolvimento de sua carreira e a despertar sua liderança.