A ARROGÂNCIA E SEUS EFEITOS
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude
- O gerente prejudicou o diretor.
- O vendedor recusou-se a fechar um pedido para que a meta do mês não seja atingida.
- O engenheiro concorreu com o encarregado da producão.
- O estagiário introduziu um vírus na rede de computadores para travar o Sistema de Gerenciamento.
- A recepcionista maltratou um visitante ou cliente ao telefone, após ter sido repreendida por seu chefe.
Descontada a falta de treinamento, pode apostar: a razão da maior parte destes desvios de comportamento deve-se à arrogância.
Veja como o Dicionário Houaiss define arrogância: “qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros. É orgulho ostensivo. Arrogância é altivez”.
A arrogância é uma importante causa de problemas e conflitos em empresas, famílias e outros meios. Não tenho tempo aqui de indicar tratamento para este mal, mas posso lhe alertar, querido leitor, para que o evite, sim.
Cuide-se! Trabalhe sobre si e esforce-se para não se achar superior aos seus próprios olhos, em situação nenhuma. E saiba que, quando surge a arrogância, o que se segue a ela e´ uma crise, uma queda desastrosa ou mesmo a falência.