carregando...
Profissão Atitude
A BÍBLIA DO LÍDER
A BÍBLIA DO LÍDER

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Dia desses, um amigo veio com uma tal de Bíblia do Líder, produzida por uma editora protestante. Ela contém comentários de todos os textos bíblicos relacionando-os ao exercício da liderança corporativa. Ele queria saber a minha visão pessoal sobre uma determinada situação.

Eu fui franco com ele. Disse-lhe que os comentários se aplicavam, sim, à liderança. E então perguntei qual ou quais líderes ele tinha em mente quanto ao alcance daquela mensagem? 

Deixe-me explicar para que você entenda: ele é um gestor e está lutando para resolver questões cruciais de sua empresa há anos. Teve progressos. Mas não os superou definitivamente. Ele poderá tornar-se líder um dia. Quando? Ao atingir as metas, ao desenvolver sua equipe e obter  aderência consistente de todos os membros  a seu modelo de gestão e às ações.  Portanto, ele não é um líder hoje, e não existe líder nenhum em sua empresa que se enquadre neste conceito de liderança. 

Concluí o meu diálogo com ele dizendo: “Fique em paz. Não se incomode com as observações contidas na sua Bíblia porque elas não concernem a você.” 

O ambiente corporativo de hoje insere uma confusão na mente das pessoas. Elas desejam ser líderes sem que sequer tenham conseguido resultados enquanto gerentes. Está errado. Quem não chegou à alta performance da gestão e não domina o conhecimento do caráter das pessoas e suas personalidades, não está pronto a dar nem o primeiro passo rumo à liderança.

Eu, particularmente, nunca vi com bons olhos essa tendência de se substituir a palavra gerente por líder. É um modismo sem necessidade, um erro tolo e absurdo. O que toda empresa necessita - como os seres aeróbicos carecem de ar -  é de profissionais que façam “o que tem de ser feito” para que as coisas certas aconteçam. Não se trata de gente com curso superior nas melhores faculdades ou que tenham feito MBA no exterior. Podem perfeitamente ser ‘medíocres competentes’ que realizam ‘trabalho competente’ com seu time. 

Então durma tranquilo porque a sua responsabilidade como gerente, ainda que gigantesca, é bem menor do que a de um líder.