carregando...
Profissão Atitude
A crise na visão de Elie Horn
A crise na visão de Elie Horn
ABRAHAM SHAPIRO

Elie Horn é um dos empresários de maior sucesso no setor de construções do país. Ele é diretor presidente da Cyrela Brazil Realty.  Em uma de suas raras entrevistas à imprensa,  fez revelações importantes e que merecem ser analisadas e aprendidas, especialmente num momento de alta expectativa em relação ao futuro, como este em q eu vivemos agora.

Fiz um apanhado geral de suas falas mais significativas e trago nesta postagem a fim de que você, querido leitor, faça bom proveito.
Vamos à seleção:

A chance de quebrar a cara numa época de crise é muito maior do que a de ganhar com ela. Por uma questão de sensatez, o melhor é ficar quieto. Aprendi que a melhor maneira de lidar com esta situação é se recolher, esperar as coisas acontecerem e sobreviver. Se você sobrevive, consegue ganhar depois. Se não sobrevive, não vai ganhar nunca. O negócio é pensar que o melhor lucro será o lucro futuro, e não o presente.

Aprendi a apanhar, calar a boca e não ter orgulho. Talvez seja a maior lição que uma crise traz para todos. Em geral a humanidade é arrogante. Mas uma crise faz todo mundo pagar o preço. Teve gente que pagou muito no passado. Outros pagaram pouco, mas todo mundo pagou. Quando a crise de 2008 começou, ouvi palestras e conversei com uns 100 especialistas. A verdade é que ninguém conseguia prever nada. E nunca consegue. Para mim, é uma lição divina para a humanidade, que diz: "Fique mais quieto, não seja arrogante, mas humilde, não pense só no lucro.

É preciso cortar custos, aprender a trabalhar com metas menores de crescimento - aliás, muito menores. O meu negócio na área de construção por definição tem fluxo de caixa negativo. Se amanhã faço um prédio e vendo tudo, mesmo assim o fluxo de caixa será negativo.

Elie Horn conclui com uma dica especial. Ele diz: “Não revelo o meu ponto fraco para ninguém. Não posso. O importante é não repetir os nossos erros. Errar é humano, perseverar no erro é diabólico. Se você repete um erro, você é burro.”