carregando...
Profissão Atitude
A cura definitiva do estresse
A cura definitiva do estresse
ABRAHAM SHAPIRO

O Princípio 90/10 não é modelo de gestão corporativa, mas um princípio de vida.

É assim: 10% da vida são fatos, enquanto que os outros 90% são o modo como nós reagimos a esses fatos.

Você e eu não temos controle sobre os 10% que são acontecimentos, por exemplo: o carro que enguiça, o avião que atrasa, o semáforo no vermelho, a pandemia do Corona vírus etc. Mas os 90% restantes somos nós que determinamos.

Imagine-se tomando o café da manhã com a família. A sua filha derruba café na sua camisa branca. Você fica uma fera e grita com a menina que começa a chorar. Você censura a sua esposa por colocar a xícara na beira da mesa e a batalha verbal começa.

Resmungando você vai ao quarto mudar de camisa. Quando volta, a sua filha está chorando mais ainda porque perdeu a van para a escola. A esposa vai para o trabalho contrariada. Você tem de levar sua filha de carro e como está atrasado, dirige em alta velocidade e é parado por um guarda de trânsito. Você discute com ele, recebe uma multa, deixa a filha na escola, ela não se despede de você e quando chega atrasado ao escritório, percebe que esqueceu sua maleta em casa.

Tudo já estava mal e agora piorou. Você quer acabar logo o dia. Quando chega em casa, a esposa e filha estão frias e de cara fechada.
Qual foi a causa de tudo? Aquela sua reação. Você não tinha controle sobre o café. Mas, sim, total poder sobre a sua reatividade.

E se você apenas tivesse dito à sua filha que ela tomasse mais cuidado, trocasse a camisa e, ao voltar, a visse entrando na van, desse a ela um sorriso e um tchau? Tudo seria diferente.

Neste exato momento, milhões de pessoas estão sofrendo de estresse, depressão e dores de cabeça. Nada disso vale a pena especialmente porque a causa de todos estes males não é outro senão a reação que elas tiveram em alguma circunstância.

Conhecer e praticar o Princípio 90/10 pode mudar tudo!