carregando...
Profissão Atitude
A escassez de talentos
A escassez de talentos
ABRAHAM SHAPIRO

O cenário atual do mercado de trabalho é dramaticamente diferente de todos no passado.

Antigamente abria-se um negócio e ele prosperava quase automaticamente. A concorrência era baixa e a demanda ótima. Bastava ter boa ideia e capital.

Hoje, há capital de sobra para ideias economicamente viáveis. O grande obstáculo está em encontrar profissionais competentes para a estratégia e a tomada de decisões. As pessoas fazem toda a diferença. Competência, portanto, tornou-se tão rara quanto ouro. 
Um pequeno percentual dos profissionais investe em seu autodesenvolvimento de modo prático e interessado.  Os outros ou não se esforçam por preguiça ou por desalento e descrença de que o empenho se converterá em benefício real para a carreira.

No entanto, a grande maioria dos trabalhadores quer salário compensador sem deixar claro quais sejam os resultados efetivos que podem trazer.

Estamos na Era do Conhecimento e um de seus efeitos é que os consumidores se tornam cada vez mais exigentes.

Uma prova? Observe cuidadosamente a embalagem de qualquer produto. Compare com a embalagem do mesmo produto de trinta anos atrás.  Você verá informações de sobra. Isso mostra que as pessoas que estão por trás deles precisam corresponder aos novos padrões. Atenção e profissionalismo são exigências mínimas do consumidor.

Assim, os funcionários precisam saber bastante bem o que se propõem a fazer e, além disso, conhecer técnicas sobre como lidar com pessoas, como se comunicar bem e assertivamente, como criar laços de relacionamento negocial, como se apresentar, enfim, aspectos que tinham pouca relevância nos áureos tempos da estabilidade econômica do País.

Acabamos de provar que encontrar a pessoa com o perfil certo é o primeiro grande problema de qualquer organização. Isso é um desafio a ser vencido por RH’s verdadeiramente estratégicos e não pelos ‘românticos’ que dormem tranquilos após trazer um ‘treinamentozinho’ de motivação ao estilo  ‘Uau!’, ‘Yes!’  e outros, promovidos pelos caçadores de trouxas espalhados como praga pelo mundo online ou offline.