carregando...
Profissão Atitude
A FORÇA DAS ILUSÕES
A FORÇA DAS ILUSÕES

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

O sistema psicológico humano estrutura-se sobre valores pessoais, imaginação e fantasias. 

O que é fumar cigarro, por exemplo? Apenas engolir a fumaça produzida por um canudo recheado de tabaco. Mas muitos fumantes veem-se como “cowboys” ou como charmosos galãs de filmes, movidos pela sensação de serem livres.

Isto é só um exemplo bem simples do poder da imaginação! 

As agências de propaganda não existiriam sem isso. Os anúncios falariam somente dos atributos reais dos produtos, e jamais do sonho ou das ilusões que ele proporciona. As vendas talvez fossem infinitamente menores vez que a fantasia é que instiga a mente dos expectadores e a venda massiva. 

Assim, beber vinho associa-se à imagem de cultura e bom gosto. Carro novo e casa em condomínio fechado à posse de alto posicionamento social. E assim por diante.  

Tudo depende destes ‘efeitos especiais’  que só a ilusão gera. E depois se transforma em dependência ou vício!

Esta é a vunerabilidade humana ao bem e ao mal da ilusão. Emoções acionadas com interesse específico faz a gente acreditar que tudo é bom e que nada agride – nem álcool, nem drogas, nem fumo etc - e que pode até resolver todos os problemas. 

Como isso pode ser diferente? É só dedicar a devida dose de questionamento em busca de discernimento,  julgamento e raciocínio antes de saltar adentro do oceano das ilusões.    Ainda que poucos tenham coragem e ousadia de agir assim e pareça mais fácil e simples entregar-se ao poder da fantasia. 

Onus e bônus convivem lado a lado em cada coisa ou situação. Mas enxergar é um esforço reservadosó aos que se esforçam por querer ver.