carregando...
Profissão Atitude
A SEGUNDA PERGUNTA EM BUSCA DA EFICÁCIA GERENCIAL
A SEGUNDA PERGUNTA EM BUSCA DA EFICÁCIA GERENCIAL

Abraham Shapiro

Já sabemos que a primeira pergunta de um gerente em busca  da eficácia é: "O que precisa ser feito?”. Quando ele e sua equipe o fizer, então  poderá se deparar com várias respostas. Isso indica ter chegado a hora de submeter os dados a um segundo crivo através de uma nova pergunta. E ela é: "Isso é a coisa certa para a empresa?" 

Ele não estará preocupado com o desejo dos acionistas ou se os funcionários e demais executivos vão gostar. Ele se ocupa em buscar saber o que é certo fazer agora. 

É claro que os acionistas, os funcionários e os executivos têm, pelo menos, de concordar com a escolha a ser feita do que é certo. Mas ele tem ciência de que, em última análise, uma decisão que não é correta para a empresa, não é certa para qualquer um dos interessados.

"Isso é a coisa certa para a empresa?" é uma pergunta crucial especialmente para a tomada de decisões  nas empresas familiares.  Numa empresa familiar com objetivos alinhados ao negócio, um parente só será promovido se ele ou ela for mensuravelmente superior a todos os não-parentes no mesmo nível, ainda que isso não seja politicamente correto num ambiente como este. 

E para complementar a nossa análise, convém lembrar que quando o gerente pergunta: "Isso é a coisa certa para a empresa?", ele  não terá garantia alguma de que a decisão correta será tomada. Estamos falando de sereshumanos propensos a erros e preconceitos. No entanto, o simples fato desta pergunta ser feita e de se investir tempo para a reflexão e discussão em cima de  dados sólidos em busca da resposta já aumenta muito as chances de acerto.