carregando...
Profissão Atitude
A sua empresa é um organismo? Vivo ou morto?
A sua empresa é um organismo? Vivo ou morto?

ABRAHAM SHAPIRO

Todos nós somos organismos. Organismos  vivos.

A Biologia ensina que um organismo é um ser individual que incorpora as propriedades da vida, e é composto de átomos  e moléculas, formando uma estrutura material complexa e organizada. 

Qualquer organismo tem como característica principal a mudança. As células se desenvolvem, morrem e são substituídas. Elas se adaptam ao ambiente ou desaparecem. 

É só observar o desenvolvimento de uma criança desde o útero da mãe até a fase adulta –  ou mesmo de um animal. Quantas situações complicadas estão envolvidas neste processo. Muitas dificuldades fazem parte disso. E estas dificuldades são necessárias para que a maturidade e a independência sejam alcançadas.

Talvez você trabalhe numa empresa. Esta empresa é uma organização. E como organização, ela tem sistemas, gráficos, máquinas, equipamentos que produzem algum produto... ou presta algum serviço. Sim, é uma organização – não importa o tamanho, o faturamento e nem o que produz.

E como organização ela deve ser vista como um organismo. Até porque é formada por pessoas que a idealizaram, desenvolveram e transformaram um simples sonho ou projeto naquilo que ela é hoje. 

Esta semelhança entre a organização e um organismo vivo nos mostra que a empresa não pode e não deve ser estática, mas se adaptar, progredir e submeter-se a mudanças que nem sempre são fáceis ou agradáveis.

Esta noção é a condição básica para sobreviver e prosperar.

Facilidade e tranquilidade são atributos dissonantes à vida. Talvez por isso a expressão de maior consolo na morte seja que “o falecido enfim terá descanso”.