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A verdade a ser dita para todas Startups
A verdade a ser dita para todas Startups

ABRAHAM SHAPIRO

Uma startup de alimentos de S. Paulo me procurou com uma questão que 99% das startups de todo o mundo deseja fazer a qualquer consultor. A pergunta era: - Como conseguir recursos para impulsionar a nossa empresa no mercado?

Eu pedi que os jovens empresários narrassem em detalhes o que fazem, porque fazem e como fazem - uma exposição de suas motivações e o propósito com o qual desejam mudar ou ajudar a vida das pessoas com aquilo que têm a oferecer.

Eles explicaram tudo com lógica e muita paixão. À medida que falavam, vi que nada do que fazem ou  propõem no médio prazo tem um sentido inovador ou facilitador para as pessoas que são seu alvo de consumo. Isto os deixa numa condição que põe em xeque sua continuidade.

Muitas empresas encontram-se na mesma situação. E sem que consigam solucionar este impasse, tudo será muito difícil e elas dependerão só da boa sorte para sobreviverem.

Pode parecer exagero, mas para sair desse estado é preciso, de verdade, ter uma resposta concreta e consistente para a pergunta: - ‘O que você faz para ser o melhor do mundo?’

Se você oferece um serviço que não inventou, uma fórmula que não inventou, um método de entrega que você não inventou; se nada do que faz é patenteável ou uma experiência única para o usuário; se você não identificou ou isolou o seu segmento de mercado e não marcou o seu cérebro com algo fantástico a fim de resolver um problema real ou ser uma opção nova para as pessoas escolherem por preferência, então por que é que um banco de investimentos colocaria dinheiro sério nisso?

Quer o diagnóstico? Aqui vai: - ‘Você não está pronto! O seu projeto, a sua empresa, a sua startup, ou o que for, é apenas comparável a muitos outros que já estão se matando no mercado para sobreviver. Ser apenas mais um sem qualquer atrativo a entrar nesse campo de guerra é desperdício de tempo, de talento e de dinheiro.'

E tem só mais um detalhe que você precisa saber: 'O que você sente pouco ou nada importa.'