carregando...
Profissão Atitude
A VERDADE SOBRE A LIDERANÇA
A VERDADE SOBRE A LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Amigos leitores. Eu me cansei deste lero-lero sobre liderança na carreira profissional. Eu escuto esta palavra nas empresas muito mais vezes do que “bater metas” ou “ter competências”.

Parece que todo mundo está desesperadamente preocupado em ser líder a qualquer custo. Que mundo seria este em que todos são líderes?

E quando eu pergunto o que pensam sobre isso, o que ouço é uma série de absurdos e bobagens -  para não dizer ignorânciaS – indicativas de uma grande e profunda confusão mental sobre o conceito.

Preciso dizer que líderes  não são aqueles que conquistam grandes posições nas hierarquias. Esta visão de liderança é produto da Era Industrial e está ultrapassada há muito tempo.

O líder de hoje é aquele que tem capacidade de conduzir sua própria vida por um caminho de valores e de cooperar com todos à sua volta  – no trabalho, junto dos amigos, na família etc. Um líder é a força ativa e criativa de seu próprio mundo.

Um líder verdadeiro define e alcança o sucesso permanente desenvolvendo sua personalidade e suas competências com base em princípios e valores. Ele não espera que outros definam o sucesso em seu lugar.  Ele se vê como talento único e por este fato com ninguém compete, a não ser consigo mesmo. Então ele se torna único e exclusivo, e, portanto, pode leiloar sua capacidade de realização até obter a melhor oferta.

Um líder cria seu próprio futuro.

Se isto lhe interessa, estude, aprenda e viva.  Tenha atitudes e seja um exemplo.  Antes disso, saiba que cursinhos de liderança nada farão por você se não deixá-lo mais pobre. Em lugar de pagar a quem não sabe fazer outra coisa senão iludir pessoas e tomar seu dinheiro, vá a um show de mágicas. O efeito final é o mesmo, porém bem mais divertido.