carregando...
Profissão Atitude
A verdadeira razão do trabalho
A verdadeira razão do trabalho

ABRAHAM SHAPIRO

O que nos torna incríveis como seres humanos é a nossa capacidade de formar comunidades e grupos. 

A nossa sobrevivência e progresso dependem do trabalho conjunto. No entanto, muita gente sente falta da conexão entre sucesso nos negócios e o modo como formamos naturalmente grupos e comunidades.

Isto seria possível?

Pense desta maneira: com prazer sacrificamos tempo, energia, dinheiro e outros recursos para participar de grupos, clubes, partidos políticos e associações fora do trabalho. É natural. É inato em nós. 

Buscamos outras pessoas que compartilhem valores, crenças e interesses comuns e optamos por passar nosso tempo livre com elas. Isso nos causa satisfação. Nós gostamos. É assim que os humanos se realizam até em nível biológico.

E então, muitos de nós acordam e vão trabalhar em um lugar que lhes paga para estarem lá e mal podem esperar para sair! Isso parece normal, já que todos mantêm o pressuposto de que trabalhamos para ganhar dinheiro, pois, tudo o que as pessoas querem quando procuram um novo emprego é salário e benefícios. Mas não são estes os itens requeridos para se ingressar em qualquer outro grupo social. Pelo menos não estão no topo da lista.

Falta algo no cenário corporativo. 

Não estou sugerindo que não precisamos ser remunerados ou que ganhar dinheiro - mesmo muito - é ruim. Longe de mim esta ideia. Mas a maneira como percebemos o salário deveria ser resultado do trabalho que fazemos, e não a razão por que o fazemos. Isto mudaria completamente a percepção de propósito.

Uma comunidade, um clube, uma associação são grupos de pessoas que compartilham valores e crenças comuns. Existe alguma boa razão para uma empresa não seguir o mesmo padrão? Afinal, todas as empresas de que se têm notícias são apenas grupos de pessoas, correto?