carregando...
Profissão Atitude
Aprender sem fazer: será possível?
Aprender sem fazer: será possível?

Abraham Shapiro

Aprender sem fazer: você acha possível? Muitos acham. Inda mais hoje, com o Youtube e outras mídias de vídeos, áudios e outras. Ok. Mas pense em como aprender a andar de bicicleta através de um vídeo. Ou tocar piano. Ou ensinar uma criança a andar. 

A probabilidade de que alguém aprenda a vender, projetar objetos úteis ou resolver problemas importantes sem botar a mão na massa é realmente muito baixa.

Mas eu creio que o caminho ótimo não é só a teoria e não só a prática, mas a união inteligente das duas. 

Tudo o que se aprende estudando, deve-se buscar praticar. Só assim o conhecimento não evapora! E o retorno também é necessário. Se você sabe algo muito bem na prática, conhecer a teoria por trás daquilo só vai facilitar que você melhore e aperfeiçoe. Meu amigo toca o violão e canta, mas não lê e nem escreve uma partitura. Se ele aprendesse teoria musical, com toda certeza seu talento ganharia a estrutura que lhe falta hoje.

Você sabia que as primeiras aeronaves de passageiros tinham as janelas quadradas?  Depois de vários acidentes graves, descobriu-se que o problema estava no design das janelas. Nos cantos estava a origem de minúsculas rachaduras que se estendiam pelo corpo do avião e causavam a queda. Foi a teoria da aerodinâmica que revelou isso.

Teoria e prática são complementares. Uma não exclui a outra assim como carroça e cavalos.

Quer aprender sem fazer? Sim, algumas coisas você até pode.  Mas para quê? Não é melhor conhecer bem e por completo?