carregando...
Profissão Atitude
As nossas percepções falham
As nossas percepções falham

ABRAHAM SHAPIRO

A nossa percepção nem sempre é a realidade.

Quantas vezes aceitamos as nossas conclusões como ‘verdadeiras’ e elas não são – em especial quando elas são sobre nós mesmos.  Estas percepções sofrem influências das nossas experiências negativas de vida, da mídia – que está a cada dia mais lotada de fake news –  e da cultura geral que absorvemos.  Estas, aliás, são as piores fontes de informação sobre quem nós somos e sobre o que é o mundo. 

Quer uma prova? Observe a frequência com que as pessoas nos dizem algo que para elas significa x, mas nós entendemos y!!!  

Observe também os eventos. Quase sempre eles têm sempre duas facetas: o que aconteceu, de fato, e o que nós interpretamos.  

Isso bastaria para não confiarmos nas nossas percepções.  

Mas parece que o nosso apego a querermos nos autoenganar é muito forte.

Eu adotei para mim um método para corrigir esta lacuna. Eu tento minimizar os erros que advêm das minhas percepções. 

Eu me submeto a um verdadeiro inquérito policial em busca da verdade. Eu me questiono muitas vezes a fim de não acreditar na ideia que surgiu no primeiro momento. Faço perguntas sucessivas e desafiadoras para descobrir se o que eu estou diante da tendência de pensar, sentir ou perceber é a verdade. Muitas vezes concluo que NÃO É.

Mas conheço outra técnica: é a eliminação. Assim que eu reconheço que uma ideia é falsa,  eu imediatamente me desfaço da realidade em que eu acreditava até então e desafio a minha percepção que tentou me empurrar para que eu acreditasse naquilo. Eu me reeduco para não cair mais nesta cilada porque julgo ser importante demais  descobrir uma realidade mais elevada do que aquela em que  eu acreditei até agora. E, com certeza, esta nova realidade vai me conectar a valores mais significativos da vida.

Fica aqui o meu convite para você pensar e atuar sobre isso para a vida e para o seu trabalho.