carregando...
Profissão Atitude
CHEGA DE FORTALECER A CONCORRÊNCIA
CHEGA DE FORTALECER A CONCORRÊNCIA

Abraham Shapiro

Falha no atendimento, negociação mal conduzida e mal finalizada, ausência de planejamento e evasão de clientes são alguns sinais de uma tragédia que tem nome na jornada de qualquer empresa. Chama-se: “perda da fatia de mercado” ou “redução inconveniente de market share”. Quem passa por isso, está facilitando a  vida da concorrência, canalizando forças preciosas para ela. 

Direi com franqueza: pare de relutar em fazer treinamentos e em adotar um modelo de gestão que contemple processos, método e o controle de tudo o que o seu negócio necessita para funcionar bem.  Isto é investimento e, portanto, recurso que retorna ao caixa com lucro. 

Em contrapartida, conscientize-se de que grandes custos da sua empresa não aparecem no balanço. Quais? Erros de estratégia, cegueira ou miopia dos gerentes, grosseria por falta de capacitação do pessoal operacional, retrabalhos e outros para os quais nem existe registro formal. São muitos. Se você não os vê, vai acabar descobrindo assim que dedicar um pouco de tempo.

Quando a estratégia falha numa guerra, soldados morrem. Nos negócios, a empresa é que morre. Porém devagar, bem devagar, à míngua, acalantada pela ilusão constante de que tudo vai melhorar a qualquer hora. 

Será que vai? Como? Torcendo? Esperando a sorte bater à porta? 

Fixe-se neste pensamento.  O que você deixa de fazer em benefício do seu próprio negócio fortalece os concorrentes. Eu lamento, porque tão certo quanto brilha o sol, eles não deixarão de aproveitar a facilidade que você lhes proporciona. E o mais triste será você vê-los prosperar em função da sua inépcia e falta de habilidade.