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Profissão Atitude
Com ou sem telhado?
Com ou sem telhado?

Abraham Shapiro

Em muitas situações da vida e dos negócios, um telhado com vazamento é pior do que não ter telhado nenhum.

Posso explicar?

Se não existe um teto, nós não ficamos desapontados quando algumas gotas de chuva nos atingirem. Mas se tem um teto ... e cheio de goteiras, isso significa que tínhamos uma expectativa que não foi atendida.

Imagine a seguinte cena.

O vendedor visita um cliente potencial, apresenta seus produtos ou serviços, faz a ele um encanto só comparável a um faquir tocando flauta para uma naja dentro de uma cesta de vime ... e consegue que o cliente assine o pedido.

O que vem depois? Atendimento grosseiro, defeitos nos produtos, o serviço não é nada do que o vendedor falou, atrasos, reclamações não atendidas e muito mais. 

O cliente se sente tão agredido ou castigado pelo negócio que, uma dose bem menor de arrependimento por seus pecados lhe garantiria o céu como recompensa. 

Ponha uma coisa definitivamente na sua cabeça. Qualquer venda só se realiza, de fato, depois da entrega e da satisfação plena do cliente em conformidade às expectativas geradas.

Ter um vendedor bom em conseguir pedidos assinados, não libera empresa nenhuma de garantir que os encantos que ele tenha lançado sobre o cliente correspondam literalmente ao que ele tenha dito. É um dever. É um compromisso.

Guarde esta máxima: “Prometer um telhado e quebrar a promessa pode ser bem pior do que telhado nenhum.”