carregando...
Profissão Atitude
Como é difícil formar e manter uma equipe
Como é difícil formar e manter uma equipe

ABRAHAM SHAPIRO

Qualquer organização deseja ter o mais perfeito trabalho em equipe.  Até as organizações criminosas.  Mas equipe nenhuma acontece automática ou naturalmente. Não é suficiente ter um grupo de pessoas trabalhando no mesmo espaço físico e dizer-lhes que são uma equipe para que sejam - ainda que se reúnam os profissionais mais capacitados e competentes em suas funções.

Palestras, pregação, lavagem cerebral também não produzirão efeito.

Somente depois delas conhecerem o objetivo que justifique sua união é que algo positivo poderá acontecer. Depois, sim, passarão a valer treinamentos, discussões e até o tradicional brainstorming para elaboração da estratégia. 

O trabalho em equipe oferece a imensa vantagem de ser mais fácil cumprir metas do que individualmente. A ideia tem base no princípio da sinergia, já que a soma de experiências, habilidades e aptidões em equipe sempre resulta algo poderosamente maior do que a simples soma aritmética do grupo.

Olhe para o futebol e você verá as lições mais evidentes de sucesso e fracasso do trabalho em equipe. Basta que exista um só jogador  egoísta que deseje se projetar sobre os demais para o grupo falir e não chegar à meta desejada. 

Juntar pessoas é fácil. Pô-las ‘na mesma página’ para que busquem um interesse comum é a “prova dos nove” de um verdadeiro gestor. 

Em resumo: tudo depende de haver um objetivo e compartilhá-lo de verdade com o grupo. A falta de um, torna a palavra ‘equipe’ nada mais que uma  intenção boa, porém irrealizável ou intangível.  Este é o seu caso? Então  não prossiga, porque se você continuar indo para onde vai, acabará chegando lá!