Como ter sucesso ao contar uma história
ABRAHAM SHAPIRO
Eu estou treinando algumas pessoas na arte de contar histórias. Elas descobriram que este é o principal atributo para que sejam excelentes em vendas, ou na comunicação com funcionários e colegas, ou com familiares.
Uma das etapas do curso que criei consiste em incumbir o aluno da tarefa de contar algo sobre sua carreira, ou sobre suas últimas férias, ou sobre um fato que julgue importante para si.
Após a narrativa que ele faz para mim, eu lhe mostro um fato que você poderá observar em si mesmo, caso passe por esta experiência.
Uma aluna, por exemplo, narrou-me o seguinte:
- "Então... eu me acidentei e quebrei o meu tornozelo naquele verão. Fiquei 90 dias trancada em casa. Aí aproveitei e li a obra completa de Monteiro Lobato".
Eu me surpreendi com essa atitude e, de verdade, adorei. Mostrei a ela que havia dois fatos verdadeiros em sua narrativa.
O primeiro é que a fratura no tornozelo a obrigou a ficar ‘de molho’ em casa.
O segundo é que ela fez algo útil com o tempo que se abriu com seu repouso forçado. E isto adicionou valor inestimável a sua vida e também à sua carreira profissional: ter lido a maravilhosa obra de Monteiro Lobato.
Agora eu lhe pergunto: qual dos dois fatos verdadeiros é, na sua visão, o mais inspirador? Ou melhor: qual dos dois colocaria a minha aluna numa condição, digamos, mais atrativa se estivesse contando o que lhe ocorreu a um grupo de pessoas?
Você consegue perceber quanto este detalhe faz toda a diferença?
A lição aqui é nítida como a luz.
Se você tiver uma história que mereça ser contada, apegue-se sempre a fatos verdadeiros que estejam contidos nela. Mas acima de tudo, preocupe-se em jogar o foco sobre o ponto que mais e melhor poderá inspirar os seus ouvintes.
É um segredo!