carregando...
Profissão Atitude
Como ter sucesso ao contar uma história
Como ter sucesso ao contar uma história

ABRAHAM SHAPIRO

Eu estou treinando algumas pessoas na arte de contar histórias. Elas descobriram que este é o principal atributo para que sejam excelentes em vendas, ou na comunicação com funcionários e colegas, ou com familiares.

Uma das etapas do curso que criei consiste em incumbir o aluno da tarefa de contar algo sobre sua carreira, ou sobre suas últimas férias, ou sobre um fato que julgue importante para si.

Após a narrativa que ele faz para mim, eu lhe mostro um fato que  você poderá observar em si mesmo, caso passe por esta experiência. 

Uma aluna, por exemplo, narrou-me o seguinte: 

- "Então...  eu me acidentei e quebrei o meu tornozelo naquele verão. Fiquei 90 dias trancada em casa. Aí aproveitei e li a obra completa de Monteiro Lobato".

Eu me surpreendi com essa atitude e, de verdade, adorei. Mostrei a ela que havia dois fatos verdadeiros em sua narrativa.

O primeiro é que a fratura no tornozelo a obrigou a ficar ‘de molho’ em casa. 

O segundo é que ela fez algo útil com o tempo que se abriu com seu repouso forçado. E isto adicionou valor inestimável a sua vida e também à sua carreira profissional: ter lido a maravilhosa obra de Monteiro Lobato.

Agora eu lhe pergunto: qual dos dois fatos verdadeiros é, na sua visão, o mais inspirador? Ou melhor: qual dos dois colocaria a minha aluna numa condição, digamos, mais atrativa se estivesse contando o que lhe ocorreu a um grupo de pessoas?

Você consegue perceber quanto este detalhe faz toda a diferença? 

A lição aqui é nítida como a luz. 

Se você tiver uma história que mereça ser contada, apegue-se sempre a fatos verdadeiros que estejam contidos nela. Mas acima de tudo, preocupe-se em jogar o foco sobre o ponto que mais e melhor poderá inspirar os seus ouvintes. 

É um segredo!