carregando...
Profissão Atitude
COMO VOCÊ DEFINE "RESULTADO"?
COMO VOCÊ DEFINE "RESULTADO"?

Abraham Shapiro para o Blog Profissão Atitude

Fala-se em remuneração por resultados, gestão por resultados e muito mais. Isto pressupõe que todos saibam o significado da palavra “resultado”. Eu, porém, pergunto: “Será que sabem?”

Muitas pessoas fingem saber. E vão “tocando” a vida. É comum, pois quase ninguém gosta de confessar ignorância de nada. Só os sábios dizem: “Desculpe-me, eu não sei isto. Pode me explicar?”

Vamos ao objetivo. 

O que é resultado? É a habilidade de dar uma resposta a um desafio. 

Explico melhor. Pense num desafio imposto pelo ambiente sobre uma pessoa.  A atitude de dar uma resposta a ele produz um resultado.

Podemos expressar através de uma fórmula:

Resultado = (habilidade de resposta) – (desafio imposto pelo ambiente)

Olhando para esta fórmula, se o desafio for maior que a habilidade de resposta, o resultado será negativo. Se a resposta for maior que o desafio, o resultado será positivo, o que geralmente todos querem.

As pessoas normais desejam produzir resultados positivos. O que devem fazer? Ou reduzem o desafio do ambiente ou aumentam sua habilidade de resposta. 

Exemplo. Você tem um compromisso às 9 hs e deseja chegar a tempo. O seu grande desafio é o trânsito caótico por volta das oito e meia. Se você almeja o resultado de chegar à hora marcada, você deve responder à altura deste desafio, isto é: sair mais cedo com o seu carro ou alugar um helicóptero – se estiver nas suas possibilidades – já que reduzir o desafio do trânsito às oito e meia é quase impossível. 

Outro exemplo. Está chovendo e você não quer se molhar. Alternativas de resposta: diminuir o desafio imposto pelo ambiente, isto é, fazer a chuva parar,  ou você usa um guarda-chuva ou uma capa. 

Como vê,  dar uma resposta aos desafios que nos sobrevêm a cada instante é o conceito mais prático de resultado. Quem espera acumular resultados positivos deve emitir respostas ativas, com o esforço para que superem seus desafios. Esta é a conduta.  Caso ainda não esteja apto a isso, é hora de submeter-se a treinamento de capacitação, desenvolvimento, estudo etc.