carregando...
Profissão Atitude
CONFIRA TUDO
CONFIRA TUDO

Abraham Shapiro

Funcionário com consciência pesada é um perigo. Ele fará tudo para mostrar que não é mau e que não cometeu erro algum. Mas bem aí, nessa atitude pontual, está uma fraqueza.

Um sinal bastante suspeito que funcionários com sentimento de culpa emitem é a insistência  em agir na área onde se situa a falha ou o desvio que eles cometeram. Fique de olho! Eles tentam encobrir seu erro com muitos acertos. 

Uma vendedora sabia que um erro seu afugentou clientes da loja. O que fez ela? Criou uma pesquisa de satisfação, ligou para os clientes ofendidos e registrou respostas manipuladas no relatório que remeteu aos diretores. Mas seu diretor refez algumas ligações. E descobriu a má fé.

Pessoas que verbalizam repetidamente sua virtude de honestidade provavelmente não sejam tanto quanto desejam parecer. Igualmente o paizão que faz pregações sobre o valor da família. Quem é o que é não precisa alardear. 

Direto ao ponto? Controle tudo. 

Implante relatórios descritivos de viagens e outras ações. Verifique a clareza e a fidelidade de notas fiscais e recibos. Moralize operações e procedimentos. E se você é o gestor, submeta-se também a esses relatórios. Para dar exemplo.

Os antigos diziam: "Nem tudo o que brilha é ouro!" Nem todos  que parecem bons, os são. 

Controle, audite, acompanhe recebimentos e gastos e confira informações. Não é uma sugestão. Isto devia ser lei!