carregando...
Profissão Atitude
CONFLITOS NO TRÂNSITO E O ÍNDICE DE INTELIÊNCIA
CONFLITOS NO TRÂNSITO E O ÍNDICE DE INTELIÊNCIA

Abraham Shapiro – de Jerusalém, Israel

Já observou a frequência com que muitos motoristas se colocam em risco só para dar uma lição a outros? 

- É comum acelerar para mostrar que o outro está errado em mudar de pista. 

- Grudar atrás de quem vai devagar ou não deixar espaço para o carro que forçou a entrada à frente depois de uma ultrapassagem perigosa. 

Quantas barbaridades acontecem a cada minuto no trânsito. E os que assim agem só ficam satisfeitos se o outro motorista der sinal de que entendeu o “recado”.

Uma pergunta que me faço é: quem são estes indivíduos? Resposta: Eles se veem como  "justiceiros". Mas na verdade são tolos ou imbecis. Imaginam estar dando lições de comportamento certo aos outros sendo que eles mesmos não são exemplo algum. E eu me envergonho de dizer que algumas vezes já me incluí entre estes.

Que vantagem há na truculência ou brutalidade? É ausência de inteligência, e este é o problema. Pressionar não muda ninguém. Ao contrário: gera uma escalada de violência. Ninguém sabe aonde ou quando isso acaba. 

Ninguém, em tempo algum, tornou-se melhor ser humano ou mais educado através de maltratos ou imposição do medo. Todos reagem negativamente a isso.  E é por esta razão que não adianta adotar medidas de violência no trânsito.

Deseja ensinar algo efetivo a alguém? Então saiba que jamais existiu fórmula diferente e mais eficaz do que  “dar exemplo”. Esta, aliás, é infalível!