carregando...
Profissão Atitude
Conheça o Gerenciamento por Evidências
Conheça o Gerenciamento por Evidências
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

No início dos anos 90, os médicos começaram a usar uma expressão interessante. Eles diziam que um diagnóstico deve  ‘basear-se em evidências’.  Em pouco tempo, os consultores começaram a utilizar a mesma expressão no gerenciamento. Foi quando surgiu a Gestão baseada em Evidências.

O ponto de partida para entender o gerenciamento por evidências é que as decisões gerenciais devem se fundamentar numa combinação de pensamento crítico e as melhores evidências disponíveis.

E qual o significado de  ‘evidência’ neste contexto? Significa informações, fatos e/ou dados que apoiam ou contradizem uma suposição, uma hipótese ou uma afirmação.

Evidências podem vir de uma pesquisa, de informações internas ou até mesmo da experiência profissional do gestor.

Um gerente de verdade irá tomar suas decisões galgadas em “evidências”, diferente  daqueles que prestam pouca ou nenhuma atenção aos fatos e dados, que decidem por inspiração de belas histórias de sucesso de CEOs famosos.

Não é assim a prática baseada em evidências, que procura pautar-se pela  avaliação crítica dos acontecimentos reais.

É por razões como estas que mais e mais universidades e escolas de negócios incorporaram práticas baseadas em evidências em seus currículos.  O processo envolve não só o conhecimento do campo e da metodologia da pesquisa, mas também e particularmente ensinar os estudantes e gestores a pensar cientificamente para contrabalançar a subjetividade de seu próprio julgamento.