carregando...
Profissão Atitude
CONSTÂNCIA
CONSTÂNCIA

Abraham Shapiro

Uma das lições mais importantes que aprendi na vida é o sucesso contido na constância, no foco permanente e frequente, na jornada sem desvios. 

Pare e pense em quantas pessoas nesse momento estão iniciando uma dieta com ânimo total; ou decidiram parar de comer açúcar; ou começaram um programa de condicionamento físico; ou propuseram-se a ler um livro para melhorar a carreira profissional etc.

- Quantas vão persistir nessa proposta? 

- Até que ponto irão? 

- Quantas persistirão no processo que começaram? 

Agora responda, por favor: “O que vale mais? Fazer 1 hora de caminhada a 10 km/h, três vezes por semana durante dois ou três meses, e depois abandonar? Ou a 5 km/h, três vezes por semana, durante anos, sem romper o propósito contido nessa prática?” 

Inconstância e falta de foco têm feito mais derrotados e falidos no mundo do que todas as crises econômicas que nos sobrevieram. Por outro lado, os americanos dizem: “Qualquer sucesso repentino levou ao menos quinze anos para a contecer”.

Implantar um negócio e desejar resultados imediatos, superar algum desafio de carreira e esperar que a recompensa venha logo a seguir são expectativas tão prováveis quanto fazer um bebê tornar-se adulto em poucos meses. 

Aquele que vai no ritmo “devagar e sempre” obterá ótimos resultados.  Sua experiência vai se desenvolver ao longo do tempo.  Depois de um período de persistência,  errando e aprendendo, ele será conhecerá bem os pontos fortes e fracos de seu negócio ou tarefa, assim como as  ameaças e oportunidades do mercado  ou segmento em que atua. Isto é o que traz ganhos reais. 

A grandeza não está em iniciar, mas em concluir ou chegar ao destino. Conseguir tal mérito requer  foco e perseverança.

A genialidade não produz frutos, geralmente. A constância sim.