carregando...
Profissão Atitude
CONTROLE TOTAL É IMPOSSÍVEL
CONTROLE TOTAL É IMPOSSÍVEL

Abraham Shapiro

Em muitas áreas da vida e do trabalho as pessoas no comando pretendem exercer controle total sobre as demais. Pais querem controlar totalmente seus filhos. Gerentes, os subordinados. Vendedores, seus clientes... e por aí vai. 

Uma das prerrogativas da administração é o controle. 

Mas somos obrigados a levantar uma questão  importante: será possível exercer controle ao nível  que estas pessoas pretendem?  

A resposta categórica é “não”!

O único controle total possível a um ser humano é o que ele deve exercer sobre si mesmo a fim de ser cada vez melhor. Isto se chama autocontrole com melhoria contínua. É um modelo de “qualidade total” como já dizia o escritor da Roma antiga, Públio Siro: “Vis habere honorem? Dabo tibi magnum imperium: impera tibi”, traduzindo: “Você quer ter honra? Vou dar-lhe um grande império: impere a si mesmo”.

Pois bem. Voltemos ao foco inicial. O que fazer para ter o controle ao nível que a Administração preconiza e também é possível?

Primeiro, estabeleça exatamente “o que” cada membro da equipe deve fazer, “como” fazer e “o padrão de desempenho esperado”. 

Depois, treine-os bem. 

Aí, deixe-os executar o que aprenderam sob o seu acompanhamento até que atinjam o padrão de qualidade desejada com segurança e domínio de conhecimento.

O mais importante é dizer que chegará um momento em que você terá de confiar neles. 

É claro que você terá mecanismos de correção das falhas e consequências para cada ação, sem dúvida.

No entanto, se o seu desejo é muito maior e mais do que isso, desista de trabalhar com pessoas. Você se dará bem com robôs.