carregando...
Profissão Atitude
CRESCER É OBRIGATÓRIO
CRESCER É OBRIGATÓRIO

Abraham Shapiro

1. 

- Você está crescendo?

- Que pergunta é essa?

- Você está crescendo... como profissional, como pai ou mãe, como amigo, como membro de uma família, como amigo.... 

- Bem, continuo não entendendo.

- O que é crescer? Vou   simplificar.  Como você tem feito as coisas da sua vida? Como você está se desempenhando no seu trabalho? E os seus relacionamentos? Você continua fazendo tudo como fazia há seis meses? Há três anos? Há dez anos? 

Há duas maneiras de se avaliar se uma pessoa está ou não crescendo. 

Primeira: se ela acrescenta novas ferramentas a tudo o que faz.

- A dona de casa fez um curso de culinária e tem feito comidas mais gostosas, além de ter aprendido a ser mais econômica.

- O caixa do banco fez um curso e tornou-se mais ágil, além de ter aprendido novas técnicas que ebrirão suas perspectivas de uma promoção.

A segunda maneira de se avaliar o crescimento nada tem a ver com a aquisição de novas competências ou atributos, mas é a atitude de melhorar as competências que já possui. O que quero dizer? É o ato de ser melhor do que era até aqui. 

É ser melhor pai.

É ser um ouvinte mais receptivo das pessoas que o procuram para fazer uma confidência.

É desempenhar a sua função no trabalho com mais foco, sendo mais prestativo, ampliando as condições pessoais de ser equipe e cooperar mais com todos.

É melhorar a maneira pessoal de enxergar as coisas e dar a elas novas interpretações – mais maduras, mais objetivas, menos ressentidas, talvez.

Se você continua fazendo tudo igual ao que fazia antes, se não é capaz de adicionar um único ponto novo à sua visão e já lançou raiz num modo de ser tornando-se imutável, você não está crescendo. E aqui vai a má notícia:  quem não está crescendo,  está diminuindo. Pode pensar que está parado. Mas esta possibilidade não existe no processo da vida. Aqui neste mundo, ou você cresce, ou você diminui e definha. Não existe a alternativa de “estacionar”.

 

2. 

Desenvolver uma habilidade, uma competência ou conhecimento não é uma opção do ser humano. É obrigatório. 

Por quê?  

Se você parar a sua busca por ser melhor, começará a regredir no mesmo instante em que decidir isto. Não existe a condição de estabilidade em se tratando de autodesenvolvimento. Ou você progride ou regride. 

Neste exato instante, por exemplo,  se você não estiver caminhando avante – isto é, somando valor às suas competências e aprofundando os seus conhecimentos – , você está parado. Então,  o que você já tinha adquirido anteriormente começou a desgastar. Logo, você está regredindo. 

O homem é como a terra. Isto não é filosofia; não é só uma metáfora ou lembrança de que Adão, o primeiro homem,  originou-se da terra, como diz a Bíblia. 

Quando eu digo que o homem é como a terra, eu observo o modo como o campo se comporta.  Pense comigo. Quando você o limpa, aduba e planta, ele produz frutos conforme as sementes que você plantou e as boas práticas utilizadas.  Mas se você não atuar assim, então verá crescer matos, espinhos, ervas daninhas e, muito em breve, esta área estará tomada por pragas e bichos. 

Você também é assim. E  os seus conhecimentos, as suas habilidades e competências.

Não pare. Invista num programa pessoal bem estabelecido de conhecimento, de autodesenvolvimento – seja do que for! Vá para frente e para o alto sempre. Isso é vital. Isso é o segredo da expertise. E é pra você!