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Profissão Atitude
Deixe a raiva longe do ambiente de trabalho
Deixe a raiva longe do ambiente de trabalho

Abraham Shapiro

Nas minhas consultorias eu observei um número imenso de gerentes preocupados em motivar funcionários. Eu os vi usar incentivos materiais, como: prêmios e bônus, e incentivos sociais positivos, como: elogios, promoções e outras recompensas.

Eu nunca entendi alguns que acreditam e até empregam métodos negativos pensando que irão motivar. São gerentes que manifestam decepção quando o funcionário não corresponde ao esperado e não se preocupam nem um pouco quando expressam verdadeiras explosões de raiva no ambiente de trabalho. 

Os mais simples livros de administração consideram os gritos e a raiva como técnicas totalmente contraproducentes a médio e longo prazos. 

Ficar zangado rotineiramente com os funcionários que não atendem às expectativas acaba sendo considerado um comportamento excessivo do chefe. 

Quando os funcionários erram demais, isto pode ser sinal de despreparo. Treinamentos resolvem muitas situações. Ou demissão. 

Acusar erros e reprimir atitudes tem dois lados. O positivo:  quando todos à volta souberem que você os responsabiliza pelas falhas que cometem, ninguém vai querer tirar vantagem de você. Mas há um efeito negativo. Sabe aquela tendência humana de racionalizar e se achar certo em tudo, mesmo quando comete o erro mais grave? Se você aponta o erro de alguém, o que invariavelmente ocorre é um ressentimento. Ele vai ficar chateado e isso pode despertar um desejo de vingança. E sabe sobre quem ele irá se vingar? Sobre o cliente. Não sobre você.

Na verdade, o problema não está em O QUE VOCÊ DIZ... mas NO MODO COMO DIZ. Portanto, esta é a solução.

Fale o que tem de ser dito com respeito, segurança e desejo de justiça. Nada de acusações e afirmações sem provas, com raiva e vapores saindo pelas orelhas. Todos merecem respeito. Isso inclui você. Então,  respeite... antes de tudo e de todos.