carregando...
Profissão Atitude
DESLIGUE O PILOTO AUTOMÁTICO E PASSE A PENSAR
DESLIGUE O PILOTO AUTOMÁTICO E PASSE A PENSAR

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Trago hoje uma mensagem a todos os profissionais que me leem – não importa a posição no organograma da empresa onde trabalham.

A mensagem é: não se perca na correria do dia a dia. Não permita que a rotina lhe afaste do controle das suas atitudes. Não permita que as suas tarefas desliguem a sua consciência.

Vou explicar a que me refiro através de um exemplo corriqueiro. Como você escova os seus dentes?  Eu aposto que é uma sequência de ações automáticas: pegar a escova, o creme dental, o movimento da escova na boca começando sempre no mesmo ponto, o tempo para enxaguar, tudo do mesmo jeito sempre, todos os dias.

Imagine agora que, antes de começar esta tarefa, você pare por alguns segundos e pense no motivo porque a faz.  Provavelmente sob este estado de consciência, você obterá uma higiene muito melhor!

Agir pela força do hábito e sem raciocínio específico é o meio mais eficiente de produzir os piores resultados de que somos capazes. Até porque, cada situação da vida e do trabalho exige um diferente grau de consciência. Se você pensa, por exemplo, ser  vermelho a “cor paixão” e verde a “cor da esperança”, ao dirigir o seu carro pelas ruas da cidade você  será obrigado a mudar completamente estas convicções sob o risco de causar um acidente no trânsito.

Em resumo: se você não estiver racionalmente no controle das suas atividades, estará no “piloto automático”. Cuidado. Você pode ter surpresas desagradáveis a qualquer instante.