carregando...
Profissão Atitude
DICAS FANTÁSTICAS DE USO DAS PALAVRAS
DICAS FANTÁSTICAS DE USO DAS PALAVRAS

Abraham Shapiro

O nosso pensamento orienta a nossa comunicação.  A comunicação, por sua vez,  modela as nossas ações e ajuda a criar a realidade de cada momento da nossa vida. 

E se obervarmos bem, saberemos que o nosso modo de comunicar evidencia os nossos pontos fortes ou fracos. Daí ser possível entender a personalidade de uma pessoa pelo modo como ela se comunica, além de vários aspectos de seu caráter. 

A habilidade de se comunicar é essencial para o relacionamento interpessoal.

Vou dar algumas dicas sobre o uso de palavras que poderão ajudar o seu posicionamento pessoal. 

1.   Cuidado com a palavra não. Uma frase que contém a palavra ‘não’ traz à mente o que está junto com ela, ou melhor, o ‘não’ só existe na linguagem e inexiste no pensamento. Ninguém é capaz de pensar ‘não. Por exemplo: “Não pense na cor vermelha”. Eu pedi para você não pensar. Mas é bem provável que tenha pensado. Portanto, procure falar somente o que você quer, e não o que não quer.

2.   Tenha cautela ao usar as conjunções ‘mas’, ‘no entato’, todavia e todas as adversativas. Elas negam tudo que veio antes delas na frase.  Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente e esforçado, mas...". Percebeu? Nesta frase o ‘mas’ anulou a inteligência e o esforço do Pedro. O que fazer então? Substitua ‘mas’ por ‘e’. “Carlinhos, você é um ótimo funcionário e eu gostaria de lhe dar uma dica poderosa para aumentar a sua eficiência: escute mais o cliente!” 

Viu só? Simples e fácil. Mas tem de praticar. Caso você pratique lições como estas e as ponha em prática no seu dia a dia, eu lhe garanto um desempenho pessoal muito superior à média.