carregando...
Profissão Atitude
Diga NÃO à manipulação de pessoas
Diga NÃO à manipulação de pessoas
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

O manipulador é um indivíduo perigoso em qualquer estrutura – família, amigos ou trabalho.

Ele sinaliza características fáceis de identificar. A primeira e mais importante: prazer em ser o centro das atenções. Adora ser aplaudido.
Deseja o primeiro em tudo. E para isso, ele se aproxima de pessoas de personalidade fraca ou de gente carente de apoio.

Todo manipulador atua com objetivo de manter sua imagem conforme suas metas pessoais.  Ele se preocupa em parecer-se bom, justo e imparcial nos julgamentos. Mas o resultado de seus planos é pautado sempre pela contradição destes princípios, pois, no final, ele terá sido maldoso, injusto e irá favorecer os que “comem em sua mão”.

Há um gerente que frequentemente corre à sala de seu diretor para narrar-lhe  fatos. Não se trata de meras atualizações ou fofocas que poderiam ser depreciativas à sua imagem.  O que ele leva são versões pessoais de ocorrências cuja verdade o poria em risco se viessem à tona. Este, aliás, é o modelo de conduta do manipulador: sempre disfarçado por boas intenções.

No trabalho, o mais grave dos efeitos ocorrre quando o superior de um gerente como aquele se deixa levar por sua manobra. Se sim, mais do que manipulado, o chefe é reconhecidamente despreparado e fraco.  Chamá-lo de fantoche seria brando. De fato ele é um tolo.