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Profissão Atitude
É DESSA CULTURA QUE A SUA EMPRESA PRECISA
É DESSA CULTURA QUE A SUA EMPRESA PRECISA

Abraham Shapiro

Você quer crescer? Refiro-me à empresa. Aqui vão os três sintomas de que a sua empresa não está organizada o suficiente para atender seus clientes e provocar a satisfação que poderia. 

1º sintoma: Os funcionários pensam que atender clientes seja uma tarefa do departamento de vendas ou marketing.

2º sintoma: A empresa não tem um programa de treinamento que crie e desenvolva um claro entendimento de  “o que é um cliente”, ou que fale francamente quem são e o que esperam do negócio.

3º sintoma: A empresa não reconhece os funcionários que dão tratamento excepcional ao cliente.

Deixe-me explicar por um exemplo. 

Ter o pessoal da contabilidade lidando com papéis, os engenheiros criando projetos e os mecânicos executando montagens  os faz pensar que “atendimento” é tarefa para vendas e marketing.

Porém, qualquer departamento, qualquer área da empresa poderá prejudicar a vida do cliente. Ele fica furioso com um defeito no produto, com o atraso na entrega ou com a nota fiscal emitida errada.  Ele poderá não voltar mais por isso. E não foi culpa do marketing e nem do departamento de vendas. E mais. Talvez nem um desses dois departamentos poderá tomar uma medida que mitigue este fato. 

Percebeu agora o valor de criar e disseminar a “cultura do cliente”? Sem isso empresa alguma cresce hoje em dia. 

Foi-se o tempo de “faça uma ratoeira melhor e você terá fila de compradores à porta da sua fábrica”.

Apesar do trabalho,  nenhum outro investimento será mais saudável e marcante para atingir aqueles resultados que, há anos, você não tem conseguido.