carregando...
Profissão Atitude
ERROS CORPORATIVOS LETAIS
ERROS CORPORATIVOS LETAIS

Abraham Shapiro

Boas empresas podem se autodestruir com maus hábitos.  

Conheço gente que depois de ganhar um pouco mais de dinheiro, passou a fumar mais, beber em excesso e dormir até a hora do almoço.

Empresas são feitas por pessoas. Por isso, podem também ficar mal acostumadas. 

Negação da realidade é um dos possíveis defeitos. Aconteceu com as fabricantes americanas de veículos. Elas nunca acreditaram no poder de mercado dos carros japoneses. Deixaram suas próprias concessionárias vender Hondas, Nissans e Toyotas. Hoje, elas choram por ter subestimado a capacidade dos orientais.

Outro mau hábito proibido é a arrogância. Aconteceu com a Microsoft, e poderá acontecer com o Google ou com a Apple. É que o orgulho, em qualquer circunstância, sempre precede a queda.

Miopia competitiva é outro mal. Ocorre quando o campo de visão se estreita demais. É o caso da Coca-Cola. Ficou tão ocupada em vigiar os passos da rival Pepsi que não viu o crescimento das águas minerais. Hoje ela corre atrás de um mercado do qual tinha tudo para ser líder há tempos.

Vou repetir: empresas são como pessoas: ou aprendem a ser virtuosas, ou pagam o preço dos erros. 

Triste é saber de tantas e tantas cujos pecados estão levando à morte e não têm nem um indivíduo sequer em sua estrutura que se digne a ver ou preocupar-se com isso.