carregando...
Profissão Atitude
Escassez de atenção
Escassez de atenção

Abraham Shapiro

- O spam de um golpista?

- Um vídeo novo no Youtube?

- Um correio de voz do chefe?

- O e-mail de um cliente?

- Uma postagem de blog que acaba de chegar? 

- Um novo Podcast?

- UMA … o que mesmo? Ahhhh, me desculpe, eu me distraí.

A crise de atenção que todos nós vivemos hoje em dia é real. O que ler? O que ouvir? O que responder? Qual critério usar para decidir isso?

Tudo está acontecendo ao mesmo tempo, e nós temos que fazer uma escolha.

A ideia de que podemos nos distrair e desperdiçar o tempo que talvez nem tenhamos naquilo que não é produtivo é uma realidade presente e inequívoca. 

Pare e pense que ‘atenção’ é um recurso realmente escasso na vida atual. Precisamos aprender a usá-lo com sabedoria. 

Muitas vezes, parece mais barato simplesmente aceitar o que é possível e tentar dar conta de tudo o que chega: e-mails, mensagens de whatsapp, clips dos jornais, assinaturas de conteúdo relevante... mas depois de um tempo, vemos que o custo de querer ver e responder tudo é altíssimo.

O ponto é que cada um de nós recebe a mesma quantidade de atenção para gastar todos os dias. Então tornou-se uma vantagem competitiva descobrir ‘como’ e ‘com que’ ter foco para fazer qualquer coisa com que tenhamos compromisso. Foco é, de fato, o que importa.

Entregar-se a tudo pode significar que fizemos a escolha errada e, em lugar de ganhar em eficiência, acabamos perdendo dias inteiros correndo atrás de inutilidades e itens sem qualquer sentido para aquilo que realmente importa sobre os nossos resultados.