carregando...
Profissão Atitude
Está vendendo pouco? Venda sopa!
Está vendendo pouco? Venda sopa!
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Se você é vendedor, apronte-se para ser uma máquina de ideias. 

Nada de trazer problemas ao seu gerente ou à empresa que você representa. O que você deve é resolver problemas, afinal, é para isso que você foi contratado.

Talvez você pergunte: “Como eu faço isso?”

Imagine novos projetos. Coloque-se sempre no lugar do cliente e pense em novas maneiras de ajudá-lo.  Se após estudar e analisar as situações potenciais e possíveis você descobrir um jeito novo e viável de atendê-lo, bote tudo no papel e apresente para ele com a máxima objetividade possível.

Tenho um cliente que trabalhava numa empresa de alimentos onde o carro chefe eram barrinhas de cereais. Ele era um entre cem representantes. Suas chances de destaque vendendo este produto eram muito apertadas. Mas a empresa também fabricava vários outros produtos. Um dele era sopas instantâneas de alta qualidade – que vendia pouco.

O meu cliente pesquisou o mercado e descobriu que os cortadores de cana das usinas de ácool e açúcar saiam muito cedo para o trabalho tendo comido apenas um pãozinho com café. Ele conseguiu demonstrar a uma dessas usinas que, servindo uma sopa no café da manhã, os trabalhadores se sentiriam alimentados por mais tempo.

Após a primeira usina se disponibilizar para um teste, outras se interessaram e em pouco tempo aquele humilde vendedor que não tinha grandes realizações, ampliou vertiginosamente seus resultados.

A lição é: pense, crie e desenvolva novas ideias com fundamento lógico. Isto será a sua alavanca.