carregando...
Profissão Atitude
EVITE DISCUSSÕES A TODO CUSTO
EVITE DISCUSSÕES A TODO CUSTO

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Não discuta.  Tome atitudes que demonstrem a sua convicção em lugar de discutir.  

Sabe por quê?  Vencer uma discussão é a vitória mais enganosa que existe. O ressentimento e a má vontade que você desperta são mais fortes do que qualquer mudança momentânea de opinião.

Quando um funcionário discute com seu  superior, por exemplo,  coloca em dúvida a inteligência de alguém mais poderoso. Ele se esquece com quem está falando. Além disso, todo homem acredita estar certo.  Então, não há palavras que o convençam do contrário. Argumentar é lançar palavras em ouvidos surdos.

Em lugar de discutir, aprenda a demonstrar a convicção das suas ideias indiretamente. Julgue  os seus movimentos pelos efeitos a longo prazo sobre as outras pessoas. Porém, jamais entre na rota de provar que está certo ou de conseguir uma vitória com argumentos. Você não sabe como vai afetar as pessoas com quem está discutindo, ainda que pareçam concordar por educação.

Fazer os outros concordarem com você por suas atitudes, sem dizer nada, é mais eficaz.

Palavras custam um tostão o quilo. No calor da discussão, nós todos falamos qualquer coisa para defender a nossa causa – citamos a Bíblia, mencionamos estatísticas não averiguáveis e filosofamos. Mas isso é como palha ao vento. Portanto, escolha o melhor caminho: demonstre, não argumente.