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Profissão Atitude
Expectativas que se realizam
Expectativas que se realizam

Abraham Shapiro

Uma das coisas que fazemos quase inconscientemente é alinhar as nossas expectativas com as percepções que temos da realidade. O motivo é evitar dor e desconforto psicológicos.

Mas isso pode causar outros problemas.

Há um estudo a que tive acesso meses passados sobre como as expectativas de professores afetam o desempenho de seus alunos. 

Os pesquisadores observaram que o professor com visão positiva sobre seus alunos tende a estimular neles o lado bom e eficiente. Os alunos se saem bem. Mas quando o mesmo professor adota posturas negativas com os alunos por quem ele não  tem apreço, estes acabam indo mal.

Agora pensemos sobre como este comportamento pode influenciar o trabalho em equipe nas empresas. Quando o gerente espera atitudes positivas de seus subordinados e lhes manifesta isso, a tendência é que aconteça. Se negativas, provavelmente também acontecerão.

Na prática, se o colaborador vê em seu chefe alguém que se porta como seu inimigo ou opositor, tenderá a comportar-se como se fosse exatamente assim. Não terá disposição para cooperar, nem entusiasmo, pois, a imagem negativa do chefe criada na mente deste funcionário é real para o funcionário.

Então o esforço a fim de desenvolver uma presença positiva aos olhos dos demais à nossa volta – assim como ler e interpretar a atitude das pessoas da forma mais positiva possível – pode ter consequências importantes, já que o que pensarmos sobre elas se tornará realidade – a princípio, só em pensamento, porém depois, no mundo exterior.