carregando...
Profissão Atitude
Faça alguma coisa... de valor
Faça alguma coisa... de valor
ABRAHAM SHAPIRO

O que você está fazendo? Trabalhando?

Permita-me definir este conceito. Para mim, trabalho é tudo o que você cria e tem valor duradouro no mercado.

Há poucos dias, fiz uma viagem de avião de quatorze horas. Isso é tempo suficiente para eu produzir uma enorme quantidade de textos úteis. Em vez disso, liguei a pequena tela na minha frente, assisti a filmes, concertos sinfônicos e não realizei nenhum novo trabalho entre Tel Aviv e São Paulo.

Cada vez mais, achamos fácil se envolver com atividades que parecem trabalho, mas não são. Posso parecer tão comprometido – e provavelmente produzir as mesmas endorfinas –  quando jogo videogame, assim como quando escrevo um artigo para o meu blog ou uma das minhas colunas. O desafio é que o prazer de ganhar um jogo no videogame se esvai rapidamente, mas escrever um artigo contribui para os leitores e para mim mesmo hoje, amanhã e nos próximos anos.

Uma razão para essa confusão é que geralmente usamos exatamente o mesmo equipamento para realizar o nosso trabalho e para nos distrair . Assim, as distrações acompanham a produtividade. Mas pense comigo: o seu gerente provavelmente ficaria irado se visse você gastar horas de pausas jogando pingue-pongue no escritório, não? No entanto, ele vê você gastar enorme tempo on-line com outras pessoas e não diz nada. Por quê? É que isso é mais fácil de racionalizar. Aí ele entende.

Então aqui vai a minha proposta. Use o seu computador apenas para o trabalho – trabalho de verdade, trabalho do tipo ‘fazer alguma coisa de valor’. Tenha um segundo dispositivo, talvez um tablet, para jogos, comentários na web, compras on-line, bate-papos, qualquer coisa que não crie valor.

Não cabe discutir aqui qual é qual, o que é para o trabalho e que não é.  Importante é  fazer uma lista de atividades e separá-las. Se mais tarde você não gostar dos resultados obtidos dessa lista, faça outra.

Quando você pega o tablet, pode dizer para si mesmo: “intervalo”. E se esse intervalo tiver utilidade, tente aprender algo importante.

Ok. Se você entendeu a minha exposição, agora vá e faça alguma coisa de valor. Você, eu e o mundo inteiro precisamos disto!