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Profissão Atitude
Faça-se presente e ganhe as pessoas
Faça-se presente e ganhe as pessoas

Abraham Shapiro

Você sabia que as pessoas tendem a confiar mais em você quando sentem que você se preocupa com elas?

Eu estou treinando um jovem para  suceder seu pai numa grande empresa da região. É um rapaz inteligente e domina com excelência os negócios. Seu ponto fraco está na relação com as pessoas.

Abraham Shapiro

Você sabia que as pessoas tendem a confiar mais em você quando sentem que você se preocupa com elas?

Eu estou treinando um jovem para  suceder seu pai numa grande empresa da região. É um rapaz inteligente e domina com excelência os negócios. Seu ponto fraco está na relação com as pessoas.

Participei voluntariamente de uma série de reuniões dele com seu staff e observei que logo no início ele se mostrava empolgado. Mas assim que entendia os conceitos em pauta e dava sua contribuição com ideias, seu interesse diminuía visivelmente. 

Em lugar de prestar atenção nas pessoas, ele facilmente começava a se distrair com outras coisas, mexia no celular e demonstrava tédio. 

Acontece que as ferramentas – como celular e notebook –, e o convívio nos locais de trabalho modernos estão nos distraindo continuamente ou nos impedem de dar a atenção merecida às pessoas. 

Por isso, uma das obrigações mais sérias que adotei no treinamento aquele jovem consiste em adotar posturas de autocontrole sobre suas atitudes, principalmente no momento em que outras pessoas estão com a palavra. 

Ele passou a garantir que a necessidade de atenção de todos seja atendida.  Ele tem assumido radical responsabilidade pelos funcionários em reuniões presenciais ou online. Também tomou as rédeas de fazer a conversa avançar até o ponto de interesse de todas as partes nas reuniões e concluir os assuntos com objetividade. Nada de celular, nada de notebook aberto e as ligações telefônicas ficam todas retidas na secretária até o final dos encontros.

Confiança se constrói com esse tipo de empatia... empatia que se define como demonstração clara e inequívoca de que meus interesses não são mais importantes que os dos demais. É assim!
 

Participei voluntariamente de uma série de reuniões dele com seu staff e observei que logo no início ele se mostrava empolgado. Mas assim que entendia os conceitos em pauta e dava sua contribuição com ideias, seu interesse diminuía visivelmente. 

Em lugar de prestar atenção nas pessoas, ele facilmente começava a se distrair com outras coisas, mexia no celular e demonstrava tédio. 

Acontece que as ferramentas – como celular e notebook –, e o convívio nos locais de trabalho modernos estão nos distraindo continuamente ou nos impedem de dar a atenção merecida às pessoas. 

Por isso, uma das obrigações mais sérias que adotei no treinamento aquele jovem consiste em adotar posturas de autocontrole sobre suas atitudes, principalmente no momento em que outras pessoas estão com a palavra. 

Ele passou a garantir que a necessidade de atenção de todos seja atendida.  Ele tem assumido radical responsabilidade pelos funcionários em reuniões presenciais ou online. Também tomou as rédeas de fazer a conversa avançar até o ponto de interesse de todas as partes nas reuniões e concluir os assuntos com objetividade. Nada de celular, nada de notebook aberto e as ligações telefônicas ficam todas retidas na secretária até o final dos encontros.

Confiança se constrói com esse tipo de empatia... empatia que se define como demonstração clara e inequívoca de que meus interesses não são mais importantes que os dos demais. É assim!