carregando...
Profissão Atitude
FALTA DE ENTENDIMENTO E CONFUSÃO
FALTA DE ENTENDIMENTO E CONFUSÃO

Abraham Shapiro

Quem nunca esteve ao vivo diante de um canguru, talvez tenha visto num filme ou numa foto. 

Quando o famoso explorador inglês James Cook desembarcou na Austrália, em 1770, ele ficou admirado ao se deparar com esse estranho animal jamais visto em outros lugares. 

Então buscou um nativo da região e lhe perguntou qual era o nome do bicho. O nativo ficou em silêncio. Então James Cook fez mímica.  O nativo olhou-o firmemente e depois de alguns segundos disse: 

- “Canguru”.

O britânico ficou feliz e satisfeito com o que ouviu e proclamou a todos seus subordinados que, em respeito à cultura daquele continente, o nome do animal seria  mantido na língua original de seus habitantes, a saber: Canguru. 

Foi somente anos depois, quando o dialeto dos indígenas foi traduzido para o inglês, que se descobriu que a palavra “canguru” significa: "Não entendo o que você está dizendo!". 

E era exatamente isso que o pobre índio australiano tentava dizer ao capitão britânico.

Moral da história: Bom desempenho e entendimento têm como obstáculo a pressa de interpretar as coisas. Nem mesmo a boa sorte tem o poder de consertar aquilo que se avalia sem compreensão.

Na falta entendimento, o dito fica por “não dito” e o resultado quase sempre é horroroso. É o pior dos mundos dentro da realidade já conturbada em que vivemos!