FEIRA LIVRE - UMA LIÇÃO DE VENDA
Abraham Shapiro
Osmar éo nome do dono da barraca onde eu compro os legumes e verduras na feira livre das manhãs de domingo, próximo à minha casa.
Ele talvez não conheça regra formal alguma de marketing. Mas tem intuição, capta impressões dos clientes e demonstra visão prática de relacionamento muito mais aguçada do que grandes especialistas.
Eu não resisto à barraca arrumada com os legumes e as verduras de encher os olhos. A variedade e as cores sempre causam vontade de comprar mais do que preciso.
Este negócio não é de hoje. A feira livre é o formato mais antigo de comércio que se conhece. No Oriente Médio elas existiam há 2.500 anos.
Os feirantes têm muito a ensinar sobre negócios. Mas acredito que a lição mais importante seja o bom humor. Mesmo não tendo vida fácil – porque começar a trabalhar às 3 ou 4 horas da manhã não é fácil pra ninguém – eles entendem que o clima de bom humor é o que impulsiona suas vendas. Por isso mantêm o alto astral a todo custo. E com tantas barracas oferecendo produtos similares, ele sabe que só ganha aquele que se destacar na lembrança do cliente.
Enfim. Em tempos de dificuldades, incertezas e queda no consumo, buscar inspiração em situações simples é tão prudente quanto desejável. Além disso, fazer negócio é, e sempre será, algo cujo sucesso tem como base a honestidade, a simplicidade e especialmente a sabedoria. O que não for assim, é “meia boca” ... ou picaretagem.
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Abraham Shapiro é consultor de empresas e Executive Coach com especialidade na sucessão em empresas familiares. Fone | Whatsapp: 43 8814 1473 Email: [email protected]