carregando...
Profissão Atitude
FEIRA LIVRE - UMA LIÇÃO DE VENDA
FEIRA LIVRE - UMA LIÇÃO DE VENDA

Abraham Shapiro

Osmar éo nome do dono da barraca onde eu compro os legumes e verduras na feira livre das manhãs de domingo, próximo à minha casa. 

Ele talvez não conheça regra formal alguma de marketing. Mas tem intuição, capta impressões dos clientes e demonstra visão prática de relacionamento muito mais aguçada do que grandes especialistas.

Eu não resisto à barraca arrumada com os legumes e as verduras de encher os olhos. A variedade  e as cores sempre causam vontade de comprar mais do que preciso.

Este negócio não é de hoje. A feira livre é o formato mais antigo de comércio que se conhece. No Oriente Médio elas existiam há 2.500 anos.

Os feirantes têm muito a ensinar sobre negócios. Mas acredito que a lição mais importante seja o bom humor. Mesmo não tendo vida fácil –  porque  começar a trabalhar às 3 ou 4 horas da manhã não é fácil pra ninguém – eles entendem que o clima de bom humor é o que impulsiona suas vendas. Por isso  mantêm o alto astral a todo custo. E com tantas barracas oferecendo produtos similares, ele sabe que só ganha aquele que se destacar na lembrança do cliente.

Enfim. Em tempos de dificuldades, incertezas e queda no consumo, buscar inspiração em situações simples é tão prudente quanto desejável. Além disso, fazer negócio é, e sempre será, algo cujo sucesso tem como base a honestidade, a simplicidade e especialmente a sabedoria. O que não for assim, é “meia boca” ... ou picaretagem.

_______________________________

Abraham Shapiro é consultor de empresas e Executive Coach com especialidade na sucessão em empresas familiares. Fone | Whatsapp: 43 8814 1473 Email: [email protected]