carregando...
Profissão Atitude
FOCO, PERSISTÊNCIA  E SUCESSO PROFISSIONAL
FOCO, PERSISTÊNCIA E SUCESSO PROFISSIONAL

Abraham Shapiro

Há cerca de vinte e cinco anos, falou-se que na Era do Conhecimento as pessoas chegariam a desempenhar quatro ou cinco papeis profissionais ao longo da vida. 

Chegamos à tal Era e já tornou-se normal a volatilidade do emprego e do trabalho. A tendência é que a remuneração passe a acontecer mais por tarefas do que por valor fixo, e assim, eu já vejo o ganho variável como realidade em mais áreas do que se imaginava no passado recente. 

Mas como consultor e orientador de carreira de muitos profissionais,  vejo-me obrigado a fazer aqui uma advertência importante aos meus leitores.

Quem constrói uma carreira partindo de um talento pessoal ou de um gosto especial por determinada área e nela persiste buscando progredir e desenvolver conhecimento e desempenho, tem maiores possibilidades de atingir sucesso, realização e ganhos satisfatórios do que aquele que pula de ‘galho em galho’. 

Existe certa suspeita em relação a quem muda de área com frequência. Tem sua lógica. Foco é o que produz habilidade e especialização – o que é excelente em qualquer profissão.

Algumas pessoas não conseguem ser focadas. Outras até sentem sabor de aventura com as muitas mudanças. Isso pode ser positivo, desde que advenha da necessidade de autodesenvolvimento, e não da simples deliberação sem propósito.

Aproveito para indicar a leitura do livro FOCO, de Daniel Golemann. Será salutar para todos.