carregando...
Profissão Atitude
Limites: eles podem melhorar muito a sua vida
Limites: eles podem melhorar muito a sua vida
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

O que ocorre às pessoas que não sabem impor limites aos outros e dizem “sim” mesmo quando suas condições exigem um “não”?

Muitos padecem deste mal. Não pretendo ser ofensivo, mas na verdade deviam buscar ajuda porque, ao final das contas, eles se sentem como um fantoche, presos entre suas expectativas e as obrigações que os outros criam sobre eles.

É o seu caso?  Veja se a descrição que farei a seguir confere com o que se passa  na sua vida.

Quando algo para de funcionar, as pessoas logo recorrem a você em busca de solução. Como você deseja ser humilde e não se faz de rogado, interrompe o que está fazendo, afinal, é melhor endireitar as coisas antes que piorem. Assim, você se transforma num burro de carga, fazendo tudo o que pedem, sem nunca recusar. É como se você fosse um ímã e atraísse gente que só quer explorá-lo.

Eu sei que você tem consideração por todos. Mas, em vez de oferecer ajuda de vez em quando, você assume a responsabilidade deles e termina deixando a sua própria vida de lado sem nunca incentivá-los a se virarem sozinhos. Não é de surpreender que o seu tempo para si mesmo seja tão escasso.

Não é errado doar-se para fazer o bem aos outros. Mas sem um limite claro você vai desperdiçar o seu tempo e os seus recursos. E o limite para isso é saber dizer: “não”.

Pense nisso!